O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), apresenta a nova edição do Manual Técnico de Orientações Orçamentárias (MTO) para 2024, além do Marco Metodológico do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Esses documentos são fundamentais para garantir a execução adequada do orçamento e promover uma gestão pública transparente e eficiente.
O MTO 2024 oferece orientações práticas e detalhadas para a execução orçamentária, estabelecendo diretrizes para a elaboração do Orçamento de 2025 e apresentando procedimentos e instrumentos necessários para a compatibilização e consolidação das propostas orçamentárias.
“O Manual Técnico Orçamentário do Estado, disponível no site da Seplan, visa padronizar procedimentos, servindo como referência para gestores, servidores públicos e demais envolvidos no planejamento orçamentário, além de esclarecer as normas e diretrizes orçamentárias atuais”, explica Salvador Lopes, diretor de Orçamento da Seplan.
Simultaneamente, o Marco Metodológico do PPA 2024-2027 foi desenvolvido para orientar as secretarias de Estado e suas entidades na construção deste planejamento estratégico. Com foco em uma gestão orientada para resultados e em diagnósticos socioeconômicos, o PPA busca promover um planejamento mais eficaz e alinhado às realidades territoriais do estado.
“A elaboração deste documento foi um desafio complexo, mas essencial para garantir a transparência e a replicabilidade do nosso processo de planejamento. A demanda por informações sobre a metodologia utilizada no Plano Plurianual nos motivou a criar este manual, que serve como um guia para pesquisadores, gestores públicos e demais interessados”, afirma o diretor de Planejamento da Seplan, Kerle Dantas.
Para acessar o Manual Técnico do Orçamento (MTO) e o Marco Metodológico do PPA 2024-2027 na íntegra, clique nos links abaixo: