A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Novo Hospital Regional de Picos registrou a sua primeira alta hospitalar, quatro dias após sua inauguração. A paciente Rosa Antônia dos Santos, 73 anos, que deu entrada no dia 26 de setembro com diagnóstico de pneumonia e foi submetida a um tratamento com antibioticoterapia endovenosa, recebeu alta na segunda-feira (30).
Durante a internação, Rosa dos Santos recebeu atendimento com suporte de oxigênio, mas apresentou uma recuperação gradual. Após dias de tratamento intensivo, ela foi transferida para a enfermaria. Após a melhora, a paciente expressou sua gratidão pela assistência recebida na UTI. "Gostei muito dos médicos e das enfermeiras, fui muito bem atendida", disse.
O Novo Hospital Regional de Picos foi parcialmente inaugurado no final do último mês de junho. A unidade, que é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), é referência para mais de 600 mil habitantes das regiões do Vale do Guaribas, Vale do Canindé, Vale do Sambito e Chapada do Vale do Rio Itaim.
O Complexo Hospitalar está em funcionamento gradual e, quando estiver em plena operação, contará com três pavimentos, mais de 200 leitos de internação, incluindo 20 leitos de UTI adulto, além de uma estrutura completa de apoio técnico, administração, auditório e um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem.
“Estamos avançando cada vez mais na descentralização dos serviços de saúde, com hospitais reformados, ampliados e modernos, que vão melhorar o acesso dos piauienses e agilizar os atendimentos”, ressaltou Dirceu Campelo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).