Geral Piauí
Uespi, Seduc e Pacto pelas Crianças encerram primeira turma do curso de brinquedista do estado
O curso teve como foco o brincar na primeira infância, fase crucial para o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.
09/10/2024 19h53
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Cerca de setenta pessoas participaram do curso de brinquedistas e organizadores de brinquedotecas promovido pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e o Pacto pelas Crianças do Piauí. A formação, que teve início no dia 10 de agosto, foi concluída nesta terça-feira (12). 

Continua após a publicidade

O curso teve como foco o brincar na primeira infância, fase crucial para o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí destacou a importância do curso no desenvolvimento das crianças. 

"Esta é a primeira vez que o Piauí oferece um curso de formação de brinquedistas. Essa iniciativa vai fortalecer o trabalho de profissionais que atuam em diversos espaços, como escolas, creches, hospitais e outros locais onde o brincar é fundamental para o desenvolvimento e o bem-estar, principalmente das crianças na Primeira Infância", disse.

Esse é o primeiro curso oferecido pela Uespi em parceria com a Associação Brasileira de Brinquedistas (ABBRI), a única instituição no Brasil a ofertar essa formação.

"A Uespi se orgulha em promover essa iniciativa que coloca o brincar como ferramenta fundamental para o desenvolvimento integral e a inclusão social. Esse curso representa um passo importante para garantir esse direito no Piauí", declarou a professora Dalva Estela, diretora do Departamento de Assuntos Pedagógicos (DAP) da Uespi. 

Multiplicadores do brincar

Lucineide Cavalcante Ferreira, uma das participantes do curso, compartilha sua experiência: "Eu sempre acreditei no poder do brincar, mas esse curso me abriu os olhos para um universo de possibilidades que eu nem imaginava. Aprender sobre a importância do brincar para todas as idades foi transformador”, ressaltou.

Ela acrescentou que irá colocar em prática a nova abordagem na Brinquedocreche da Casa da Mulher Brasileira, onde trabalha como brinquedista.

Na formação também foi destacado a importância da Eco Brinquedoteca, com foco na sustentabilidade e na reutilização de materiais, minimizando o impacto ambiental.