O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) enviou três representantes para a IX edição do Encontro Nacional de Bombeiras Militares (Enbom), que foi realizado no período de 9 a 11 de outubro, no Rio de Janeiro.
O evento reuniu bombeiras de todo o Brasil para palestras, competições de resgate e salvamento, além de promover a troca de experiências e fortalecer a parceria entre as corporações de Bombeiros Militares em todo o país.
As participantes do CBMEPI no evento são as 1ª Tenentes Marcella Prado e Hélida Moraes, além da Soldado Mônica Cardoso. Segundo a 1ª Tenente Marcella Prado, que também é membro suplente do Comitê Nacional de Bombeiras Militares, o Encontro é uma oportunidade fundamental para debater os avanços e desafios da carreira militar para as mulheres.
“Neste ano, o foco do Comitê está em promover discussões que levem à padronização de diretrizes nacionais para o atendimento prestado pelos Corpos de Bombeiros às mulheres vítimas de violência. Para que esse network ocorra, contamos com o apoio e incentivo do nosso Comandante-Geral, que sempre disponibiliza os meios necessários para fazer acontecer. Um evento como esse só tem a somar à nossa corporação, proporcionando a troca de experiências com outras bombeiras militares", destacou a Tenente Prado.
Programação
O primeiro dia de atividade trouxe a apresentação de diversos painéis. Temas como o desafio ético da mulher moderna, fortalecimento da ouvidoria da mulher nas instituições públicas, qualidade de vida e maternidade na carreira militar.
No segundo dia de evento, foram realizados painéis sobre violência contra a mulher, inclusão e acessibilidade, além da reunião do Comitê Nacional de Bombeiras Militares.
No terceiro e último dia, as participantes se dedicaram às provas profissionais. Competições de salvamento aquático e corrida movimentaram a praia de Copacabana, enquanto o Quartel Central do CBMERJ foi o cenário das provas de combate a incêndio e salvamento.
Este ano, o ENBOM reuniu mais de 400 bombeiras militares de todos os estados do Brasil. O Encontro tem como objetivo promover a troca de experiências, o debate sobre equidade de gênero e o aprimoramento das políticas públicas voltadas às bombeiras militares.