Uma ferramenta capaz de auxiliar no gerenciamento de projetos e gestão de contratos foi customizada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e já está em uso por outros órgãos da administração estadual, como a Secretaria de Governo (Segov).
O Redmine é um software livre, gratuito e foi customizado pela Etipi para auxiliar na execução de importantes tarefas e acompanhamento de ações. Nesta terça-feira (15), equipes da Segov e Etipi estiveram reunidas para avaliar o andamento e os benefícios do uso do sistema na secretaria.
Luciano Aguiar, diretor de Gestão Estratégica da Etipi, explica que o software Redmine representa um ganho quanto à inovação e tecnologia para dar agilidade e novas possibilidades dentro da administração pública.
“Nós, da Etipi, já utilizamos essa ferramenta e agora outras secretarias, como a Segov, também já transformaram a rotina de gerenciamento de projetos com o uso do Redmine. Atualmente mais de 20 grandes projetos na Segov já avançaram com o sistema. Em reunião com as equipes, nesta terça-feira (15), encerramos o ciclo de implementação, tivemos troca de experiências e apresentação do Procedimento Operacional Padrão (POP) ”, afirmou o diretor.
A Coordenadora de Projetos Estratégicos da Segov, Luciana Abreu, afirmou que o Redmine é um software de gerenciamento de projetos utilizado pela Secretaria de Governo como uma ferramenta essencial na gestão dos projetos institucionais. "Na prática, os servidores da Secretaria podem planejar as atividades de forma mais assertiva, otimizando tempo e o acompanhamento das ações internas”, declara a coordenadora.
Dentro da ferramenta é possível a visualização de um painel de dados, gráficos inteligentes e calendários sobre início, andamento e término de ações, ou seja, uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho e governança.