Na última terça-feira (15), o governador em exercício Themístocles Filho,esteve em Brasília, em audiência nos Ministérios dos Transportes e da Educação tratando sobre assuntos de interesse do estado, como a conclusão das obras das BRs 222 e 330 e a construção de novos Institutos Federais em três municípios piauienses:
O governador conversou com o ministro dos Transportes, Renan Filho, sobre a BR-222, que liga os estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Pará. De acordo com Themístocles Filho, a obra está próxima de ser concluída restando apenas 80 km e a construção de uma ponte. Além da BR-222, outro tema discutido foi a BR-330 que é uma estrada estratégica que conectará Bom Jesus, no Piauí, a Tasso Fragoso, no Maranhão, unindo os dois cerrados.
Foto: Renato Braga
Segundo Themístocles, o objetivo é que esses investimentos se tornem realidade, beneficiando diretamente a população, especialmente nas áreas de transporte e escoamento da produção agrícola. "Em Brasília, ao lado do senador Marcelo Castro e do ministro Renan Filho, discutimos melhorias de infraestrutura da BR-222 e da BR-330. Essas vias desempenham um papel chave no desenvolvimento da nossa região, com certeza irá trazer mais segurança e qualidade para quem trafega nessas estradas”, disse.
O ministro Renan Filho informou que nos próximos dias se reunirá como comandante Magalhães, do 2° BEC, que está à frente da execução da obra da BR-222. “O objetivo desse encontro é cobrar celeridade nos trabalhos e garantir que a entrega da obra seja realizada de forma definitiva”, disse Renan Filho.
Audiência no Ministério da Educação
Ainda em Brasília, o governador em exercício Themístocles Filho esteve reunido com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, para tratar dos avanços na construção de novos Institutos Federais em três municípios piauienses: Esperantina, Barras e Altos.
Foto: Renato Braga
O encontro marca um passo decisivo para a ampliação da rede de educação técnica e profissional no estado. De acordo com o governador, as obras estão prestes a começar, e o Piauí é o primeiro estado a vencer todas as etapas burocráticas necessárias para agilizar a execução desses projetos. A cidade de Esperantina será a primeira a receber as obras.
“A criação desses Institutos Federais é uma vitória para o Piauí e representa um grande avanço na oferta de educação de qualidade, principalmente nas áreas de formação técnica e tecnológica. Isso vai beneficiar diretamente vários jovens e adultos que buscam qualificação profissional. Em breve, a população de Esperantina já poderá ver o início das obras, seguido pelos demais municípios”, finalizou.