23°C 28°C
Piripiri, PI
Publicidade

Estrutura de internet da Piauí Conectado contribui para economia e segurança no sistema prisional

Em todo o país, o sistema prisional vem passando por mudanças na sua rotina administrativa e prestação do serviço desde o início […]

10/05/2021 às 15h20
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

Em todo o país, o sistema prisional vem passando por mudanças na sua rotina administrativa e prestação do serviço desde o início da pandemia do coronavírus em função das medidas restritivas impostas pelas autoridades de saúde. No Piauí, as audiências presenciais e as visitas sociais de apenados foram suspensas em virtude do agravamento da situação. De forma inovadora no estado, a Piauí Conectado disponibilizou sua estrutura de internet de fibra óptica à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), abrangendo as dependências de suas 17 unidades penais, além da Academia de Polícia Penal do Piauí (Acadepen), para possibilitar a realização das audiências por meio de videoconferência e, dessa forma, contribuir para a manutenção do fluxo de trabalho no órgão. Somente no ano de 2020, foram realizadas 2.448 audiências virtuais.

A iniciativa contribuiu para minimizar custos com transporte e deslocamento dos apenados dos presídios até as sessões de audiências, além de constituir-se como uma medida eficaz para contenção da proliferação do vírus nas unidades prisionais e como medida de segurança à sociedade.

“Diante desse cenário de instabilidade nos presídios, por conta da pandemia e da necessidade do serviço público ser mantido, prestamos nosso apoio à Sejus, implantando nossa estrutura de internet em todas as suas unidades, possibilitando a realização de audiências virtuais. Isso potencializou o andamento dos trabalhos em todo o sistema prisional e gerou mais economia aos cofres públicos”, destaca o diretor-presidente da SPE Piauí Conectado, Emerson Silva.

De acordo com levantamento feito pela Sejus, despesas com diárias pagas ao Comando de Operações Prisionais, fornecimento de combustível, manutenção veicular e locação de veículo adaptado foram reduzidas com a realização das audiências virtuais e cerca de R$ 2 milhões foram economizados pelo estado nos últimos doze meses.

O secretário da Justiça, Carlos Edilson, explica que a estrutura de internet da Piauí Conectado foi de grande eficácia naquele momento para dar continuidade às demandas na Secretaria da Justiça. “A quantidade mensal de solicitações de audiências presenciais que recebemos, espalhadas em todo o território brasileiro, é superior a mil, assim, seria impossível o cumprimento de todas essas solicitações devido ao baixo quantitativo de frota e contingente de servidores especializados para tal serviço”, pondera.

A estrutura da Piauí Conectado foi importante também para a implantação das visitas virtuais.  a tecnologia disponibilizada foi fundamental para proporcionar o contato entre os apenados e seus familiares, que utilizaram a ferramenta de videochamada. Foram realizadas mais de 33 mil visitas virtuais nas unidades prisionais do Piaui. “Isso ajudou a aproximar as pessoas, que queriam saber mais informações de seus familiares presos, de uma forma que fosse segura para todos naquele momento”, enfatiza Emerson Silva.

Para o secretário, a estrutura disponibilizada pela concessionária ajudou a evitar rebeliões e motins nos presídios do estado. “Graças a essa tecnologia apresentada pela Piauí Conectado, nós pudemos criar e inovar com as visitas virtuais no sistema prisional. Neste momento de tensão, diante da pandemia, se nós não tivéssemos essa tecnologia, com certeza nós teríamos tido rebeliões e motins, em virtude da ausência do contato dos presos com os seus familiares”, acrescenta Carlos Edilson.

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada com o Governo do Estado para modernizar a comunicação do Piauí e levar soluções através da tecnologia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade