Saúde Piauí
Hospital da Polícia Militar realiza primeira cirurgia de artroscopia de ombro
A artroscopia de ombro é um procedimento minimamente invasivo e indicado para tratar lesões no ombro, como ruptura de tendões, entre outras.
16/10/2024 21h05
Por: admin Fonte: Secom Piauí

O  Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar (HPM) realizou, nesta quarta-feira (16), sua 1ª cirurgia de artroscopia (vídeo) de ombro. Seguindo um novo perfil de atendimento, o HPM está se tornando referência em ortopedia, dermatologia, planejamento familiar e odontologia para pessoas com TEA e Deficiência Intelectual, além de cirurgia geral.

Continua após a publicidade

A artroscopia de ombro é um procedimento minimamente invasivo e indicado para tratar lesões no ombro, como ruptura de tendões, entre outras.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

O procedimento, totalmente gratuito e ofertado pelo SUS, foi realizado pelo médico Leandro Ponce em uma paciente de 45 anos, natural de Teresina. "É uma cirurgia que oferece um excelente resultado para o paciente com uma ótima reabilitação. É minimamente invasiva. Agradecemos a Sesapi por nos proporcionar todo o equipamento necessário para a realização dessa cirurgia. É a primeira de várias outras que realizaremos e que vai ajudar muito no tratamento das doenças de ombro", disse Ponce.

O diretor do hospital, coronel Leandro de Melo Castelo Branco, destaca a capacidade de atendimento do HPM e a assistência diária aos pacientes.

"O HPM segue novas orientações de perfil e hoje realizamos a primeira cirurgia de ombro, dando a resposta necessária no atendimento dessa nova especialidade", declarou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Além de cirurgias de ombro, o HPM também realiza artroscopia no joelho. "Antes, o procedimento era realizado apenas no Hospital Getúlio Vargas (HGV), agora, a população do Piauí conta também com o serviço no HPM", afirma Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi.Para Samuel Machado, coordenador da Linha de Cuidado ao Trauma, outros hospitais do estado também vão receber este tipo de cirurgia. 

"A Linha do Trauma possibilita a utilização de material mais moderno para fazer este tipo de cirurgia, permitindo que procedimentos cirúrgicos mais complexos sejam realizados. Isso melhora a recuperação dos pacientes. Este tipo de cirurgia, em breve, deverá ser expandida para outros hospitais do estado, sede de macrorregiões, além do HGV", declarou.