Educação Piauí
Estudantes piauienses são medalhistas na Olimpíada Nacional Feminina de Química - QuiMeninas 2024
A QuiMeninas, iniciativa vinculada ao Programa Nacional das Olimpíadas de Química, tem como objetivo incentivar a participação feminina em competiç...
29/10/2024 17h38
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Cinco estudantes piauienses se destacaram na Olimpíada Nacional Feminina de Química - QuiMeninas 2024, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze. A competição é destinada a alunas do 9° ano do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio.

Continua após a publicidade

Foram medalhistas de ouro Daylany Leal, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Sebastião de Sousa, em Belém do Piauí, e Sháylla Rafaela Ribeiro Castro, Estudante da 1ª série do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Gayoso e Almendra, no município de Batalha.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Lanna Rebeca Araújo Castro, aluna da 2ª série do Ceti Augustinho Brandão, em Cocal do Alves, conquistou a medalha de prata, enquanto as alunas Kailany Macedo Ribeiro, também aluna do Ceti Sebastião de Sousa, em Belém do Piauí, e Andreya Miranda de Sales, do 9º ano do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Doroteu Sertão, no município de Joaquim Pires, garantiram medalhas de bronze.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A QuiMeninas, iniciativa vinculada ao Programa Nacional das Olimpíadas de Química, tem como objetivo incentivar a participação feminina em competições científicas, criar um ambiente mais acolhedor para alunas interessadas na disciplina e fortalecer o vínculo entre meninas, buscando transformar padrões de influência, estimular a liderança e promover a equidade de gênero.

A prova, realizada on-line, contou com 25 questões de múltipla escolha que deveriam ser respondidas em duas horas.

A medalhista de ouro Daylany Leal explica que sempre teve afinidade com a disciplina de Ciências e que, ao ingressar no Ensino Médio, a Química tornou-se a matéria com a qual mais se identifica. Como uma das meninas do Nordeste a ganhar o ouro na QuiMeninas, Daylany espera inspirar outras garotas.

“Essa conquista foi um marco para mim e para a escola. Representa minha dedicação aos estudos e mostra o potencial que as meninas têm em uma área muitas vezes subestimada. Além de mim, outra estudante da minha escola, a Kailany, foi medalhista, com bronze, e ela se esforçou muito”, disse.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, a QuiMeninas celebra o talento, a dedicação e a excelência das jovens estudantes. O gestor parabenizou as alunas pela conquista e destacou o trabalho do Seduc Olímpica, que tem incentivado a participação dos estudantes da Rede Estadual de Ensino do Piauí em olimpíadas do conhecimento.

“É uma grande alegria ver que o esforço dessas meninas está rendendo excelentes resultados. O foco da QuiMeninas é incentivar as estudantes, apresentando novas oportunidades nas Universidades e Áreas de Ciências e Tecnologia. O Seduc Olímpica tem desempenhado um papel importante em motivar os alunos e alunas a participarem de projetos como este. Parabéns a todas as competidoras pelo desempenho”, comentou Bandeira.