Educação Piauí
Estudantes piauienses participam de intercâmbio cultural em Nova York com exposição de arte no Consulado Brasileiro
O projeto “Children Coloring the World” é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ateliê e Escola de Artes L...
31/10/2024 23h30
Por: admin Fonte: Secom Piauí

As obras de cinco jovens artistas piauienses, escolhidas por meio de processo seletivo realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foram expostas nesta quarta-feira (30) na cerimônia de abertura da mostra "Children Coloring the World," no Consulado do Brasil em Nova York. A exposição, que permanece aberta até esta sexta-feira (1º), celebra o talento e a criatividade dos estudantes da Rede Estadual de Ensino do Piauí e conta com a presença das alunas Francilanny de Castro e Bárbara Thaís, que viajaram aos Estados Unidos para participar presencialmente do evento.

Continua após a publicidade

As estudantes, oriundas do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pedro Machado de Cerqueira, em São José do Divino, e do Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes, em Teresina, exibem suas criações que refletem elementos pessoais e culturais. Francilanny apresenta uma xilogravura que retrata um homem nordestino cercado por cactos, símbolo da resistência e da cultura nordestina, enquanto Bárbara traz uma pintura inspirada em uma releitura de uma cena com pássaros, incluindo um gato que observa a paisagem com olhos atentos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Essa oportunidade de expor minha obra em Nova York é única. Ver minha arte ao lado de outras criações em um espaço internacional é inspirador e um marco no meu crescimento pessoal e artístico”, comentou Francilanny.

Além de participarem da exposição, Francilanny e Bárbara estão aproveitando uma imersão cultural e linguística na cidade de Nova York, visitando pontos turísticos emblemáticos. Em poucos dias, elas exploraram locais como o MoMA (Museu de Arte Moderna), Times Square, o Rockefeller Center, o Empire State Building e o Memorial das Torres Gêmeas, onde puderam conhecer mais sobre a história e a cultura dos Estados Unidos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“A experiência é indescritível. Nova York é uma cidade fascinante e o MoMA foi um dos meus pontos favoritos. Ver de perto obras de grandes artistas, como Tarsila do Amaral e Van Gogh, é algo que nunca imaginei vivenciar”, afirmou Bárbara Thaís.

Outros três estudantes — Joice Evellyn Carvalho, do Ceti Didácio Silva; Daniel Ramon Araújo, do Ceti Letícia Macêdo; e Miguel Neto, do Ceti Acrísio Veras — também tiveram as suas obras expostas no Consulado do Brasil.

O projeto “Children Coloring the World” é resultado de uma parceria entre a Seduc e o Ateliê e Escola de Artes Luciana Severo, que promoveu a imersão dos estudantes em técnicas de desenho e pintura entre agosto e setembro deste ano. A Seduc foi responsável pelo apoio logístico necessário, cobrindo passagens, vistos e demais despesas de viagem, garantindo que as alunas pudessem participar da exposição internacional.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, essa é uma oportunidade incomparável de aprendizado e troca cultural. “As estudantes estão vivendo uma experiência que certamente ampliará seus horizontes e trará um impacto positivo em suas trajetórias pessoais e nas comunidades onde vivem. É um orgulho ver o talento desses jovens representando nosso Estado e nossa cultura em um evento internacional. Do Piauí para o mundo!”, disse o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí