A primeira semana de exposições na Galeria Nômade Piauiense, instalada nos espaços da Secretaria do Planejamento (Seplan), superou todas as expectativas. Tanto os organizadores quanto os artesãos participantes celebram os resultados dessa iniciativa, que é fruto de uma parceria com a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), vinculada à Secretaria da Cultura (Secult). O projeto busca integrar arte e cultura aos ambientes públicos, promovendo a valorização do artesanato piauiense.
Sanmyria Araújo, uma das artesãs presentes, trouxe para a exposição seus bordados. Ela ressaltou o impacto positivo de projetos como a Galeria Nômade no fortalecimento da cultura regional. “Esse tipo de evento abre portas para que o trabalho dos artesãos seja reconhecido e valorizado. Além disso, oferece uma nova perspectiva sobre o bordado, uma técnica tradicional que se reinventa a cada peça”, destacou a expositora.
Outro destaque foi Surlene Almeida, ourives e designer de joias, que exibiu suas peças de opala. “A opala é uma das pedras mais preciosas do país e encontrada somente no estado do Piauí. A Galeria Nômade é uma excelente vitrine para divulgar e expandir nossa produção e é gratificante perceber o interesse e o apreço dos servidores pelo nosso trabalho”, afirmou a expositora, otimista com a possibilidade de ampliar as vendas e o reconhecimento de suas criações.
O último dia da exposição está programado para 6 de dezembro, marcando o encerramento de uma ação pioneira, fruto de uma iniciativa da Secretaria do Planejamento. Com base no desempenho e na recepção positiva da Galeria Nômade Piauiense, o projeto será expandido para outros órgãos estaduais, ampliando o alcance e o impacto dessa iniciativa que promove arte, cultura e a valorização do artesanato local.