Saúde Piauí
Sesapi lança painéis de monitoramento para reforçar ações de enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya
A iniciativa marca o início das ações para o enfrentamento das arboviroses em 2025.
20/12/2024 17h13
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) lançou, nesta sexta-feira (20), o novo Painel Estadual de Arboviroses e a primeira Sala de Situação da Dengue. A iniciativa marca o início das ações para o enfrentamento das arboviroses em 2025, com o acompanhamento semanal do número de casos de Dengue, Zika e Chikungunya em todo o estado.

Continua após a publicidade

A Sala de Situação da Dengue funcionará semanalmente, reunindo as áreas técnicas da Sesapi para analisar os dados mais recentes registrados no estado. A medida permitirá um acompanhamento constante do cenário epidemiológico da doença, possibilitando a adoção de estratégias mais eficazes para o combate, em parceria com os municípios.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Essa sala vai funcionar todas as sextas-feiras, às equipes de monitoramento vão se reunir para discutir todas as ações necessárias para instituir medidas de prevenção a ocorrência de dengue, os sinais de alarme e reduzir a mortalidade por arboviroses”, explica Meirilane Veloso, gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi.

Os novos painéis estão disponíveis no site da Sesapi e serão monitorados pelas equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-PI) e do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual no SUS (Cieges-PI). O objetivo é que os dados orientem as ações de prevenção e enfrentamento às doenças.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Temos um detalhamento onde as ações de saúde podem ser melhor empregadas, pois os gestores têm  uma visão mais próxima deles para adotar as medidas necessárias para evitar o agravamento dessas doenças nos municípios piauienses”, pontua Meirilane Veloso.

Até o momento, foram contabilizados 15.185 casos confirmados de dengue e 21 óbitos causados pela doença em todo o estado em 2024, além de 538 casos e uma morte por Chikungunya e 10 casos de Zika. Por conta disso, a Sesapi reitera a importância das ações de prevenção.

“Distribuímos os insumos que o Ministério da Saúde oferece para o tratamento da água parada, da coleta do lixo, orientamos as equipes de vigilância e pedimos o apoio da população, pois entendemos que essas ações precisam acontecer no ambiente domiciliar”, conclui a gerente de Vigilância em Saúde.

Foto: Reprodução/Secom Piauí