Saúde Piauí
Piauí se torna referência no atendimento às vítimas de AVC e infarto
As Linhas de Cuidado do infarto e AVC estão presentes em hospitais de Teresina, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Piripiri, Campo Maior, Parnaí...
27/12/2024 09h18
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Desde setembro de 2022, o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), implantou as Linhas de Cuidado para Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), com o objetivo de salvar vidas e oferecer atendimento rápido e eficiente a vítimas dessas condições graves. De outubro de 2022 até o momento, as linhas de cuidado já realizaram 6.457 atendimentos e 849 trombólises, um tratamento que aumenta as chances de recuperação sem sequelas, quando administrado dentro do tempo recomendado.

Continua após a publicidade

O acidente vascular cerebral, popularmente conhecido como AVC, é um grave problema de saúde pública que mata mais de 100 mil brasileiros anualmente, segundo a Sociedade Brasileira de AVC. No Piauí, o impacto dessa condição é significativo, e, por isso, o Estado implementou a estratégia para garantir um atendimento mais ágil e o acesso rápido ao trombolítico, especialmente em casos de AVC isquêmico e infarto.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Um exemplo de sucesso no tratamento ocorreu com Carlos Augusto, um motorista de 60 anos que sofreu um AVC em julho de 2024, enquanto estava em casa brincando com seu filho e conversando com um amigo. Sem forças, ele caiu no chão e não conseguiu levantar. Sua esposa identificou rapidamente os sinais do AVC, como a assimetria facial, e o levou até a UPA, onde ele foi atendido via telemedicina. Após a confirmação do AVC, Carlos foi encaminhado para a unidade de AVC do Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina, um dos sete hospitais estaduais que fazem parte das linhas de cuidado. Lá, ele recebeu o trombolítico dentro do tempo crítico de 4 horas e meia, evitando sequelas graves.

“Após receber o medicamento, fiquei alguns dias internado, mas posso dizer com tranquilidade que a rapidez no atendimento e a qualidade do serviço do HGV foram cruciais para a minha recuperação. Estou aqui hoje com minha família graças ao atendimento recebido”, afirmou Carlos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Sua esposa, Elane Rodrigues, ressaltou a importância da rapidez no atendimento. “Tudo aconteceu muito rápido, entre 30 a 40 minutos desde a UPA até o HGV. Os médicos afirmam que a agilidade em receber o medicamento foi a diferença entre a vida e a morte. O tratamento do SUS mostrou a qualidade do serviço”.

O coordenador das Linhas de Cuidado do IAM e AVC,  Benoni Carvalho, destacou que o caso de Carlos é apenas um exemplo entre os mais de 6 mil piauienses atendidos desde a implantação das linhas de cuidado. “Graças à organização e qualidade do serviço público, mais de 6.400 pessoas tiveram acesso ao trombolítico, um medicamento que pode salvar vidas e prevenir sequelas graves”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Atualmente, além do Hospital Getúlio Vargas em Teresina, as Linhas de Cuidado do IAM e AVC estão presentes em hospitais estaduais de Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Piripiri, Campo Maior, Parnaíba, e também em Oeiras e Bom Jesus, que atendem casos de IAM.

O Governo do Piauí continua investindo na expansão e melhoria desse serviço, reconhecendo que a ampliação das Linhas de Cuidado é fundamental para salvar vidas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí