Geral Piauí
Seplan visita órgãos estaduais para apresentar projeto Equidados e reforçar a participação dos servidores
A proposta é alcançar todos os órgãos estaduais para garantir que o maior número possível de servidores participe
12/02/2025 15h28
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Secretaria do Planejamento (Seplan), por meio do Comitê de Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, em parceria com as secretarias da Administração (Sead), Assistência Social e Cidadania (Sasc) e Secretaria das Mulheres (Sempi), está promovendo o projeto “Equidados: Diversidade em Foco no Serviço Público do Piauí”, iniciativa que visa aprofundar a compreensão das desigualdades presentes na administração pública.

Continua após a publicidade

Uma das principais ações do projeto é a realização de visitas aos órgãos estaduais para apresentar e incentivar o preenchimento do formulário do Equidados pelos servidores. Essas visitas têm como objetivo sensibilizar servidores e secretários sobre a importância do engajamento de todos na coleta de dados sobre raça, gênero e diversidade no serviço público.

A assessora técnica da Seplan e membro do Comitê de Pró-Equidade, Débora Ferraz, destacou que a etapa de visitas às secretarias é essencial para tornar o processo mais humanizado. “Estamos realizando ciclos de visitas às secretarias do Estado para sensibilizar servidores e secretários sobre o Projeto Equidados e a importância do engajamento de todos. Esse envolvimento é fundamental para fortalecer as políticas públicas de inclusão” afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

As visitas já passaram pela Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado (Badespi), Coordenadoria da Juventude (Cojuv) e Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). Nos próximos dias, devem ser visitados os servidores da Secretaria de Governo (Segov), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Defesa Civil. A proposta é alcançar todos os órgãos estaduais para garantir que o maior número possível de servidores participe, contribuindo para um diagnóstico preciso da realidade do funcionalismo público no Piauí.

“A Badespi está empenhada em apoiar iniciativas que promovam a inclusão e a igualdade no serviço público. Acreditamos que a diversidade fortalece nossa instituição e contribui para um atendimento mais justo e eficiente à sociedade piauiense”, declarou o diretor-presidente da Badespi, Feliphe Araújo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A expectativa é alcançar 100% de adesão para que os dados coletados ajudem a construir um serviço público mais inclusivo e representativo.

O prazo para preenchimento do formulário foi prorrogado até março, e todos os servidores podem participar acessando o link: https://forms.gle/7VrnG2Y3yhZ9Uqfq9.