Geral Piauí
ANA realiza inspeção de segurança na Barragem Piracuruca
A Barragem Piracuruca passou por mais uma inspeção. Desta vez a vistoria foi realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA). A visita foi conduzida...
04/04/2025 13h37
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Barragem Piracuruca passou por mais uma inspeção. Desta vez a vistoria foi realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA). A visita foi conduzida por dois engenheiros da empresa de consultoria de engenharia Intertechne, contratada pela agência, e foi acompanhada pelo diretor de Recursos Hídricos do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Diego Salazar, e do engenheiro Artur Moraes. Na visita, foi constatado que a barragem está em condições normais de operação.

Continua após a publicidade

O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, ressaltou que a inspeção ocorre em um momento oportuno, visto que as barragens estão passando por intervenções que visam melhorar suas condições e assegurar seu pleno funcionamento. “Essa visita técnica contribui para que a obra siga os padrões de segurança exigidos e seja concluída com eficiência”, afirmou o gestor.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante a inspeção foram avaliadas as condições estruturais da barragem, que está passando por ações de manutenção. No local, estão sendo realizados serviço de limpeza vegetal do talude a jusante (abaixo da parede da barragem) para que se tenha uma visibilidade completa das estruturas do reservatório, permitindo que se identifique mais facilmente quaisquer eventuais problemas na estrutura.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Também foi feito o serviço de recuperação do coroamento da barragem e limpeza da parte posterior dos muros do sangradouro. “O monitoramento contínuo dos reservatórios sob responsabilidade do Idepi é essencial para garantir a segurança hídrica e estrutural”, afirmou o diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Diego Salazar.

A Barragem de Piracuruca é uma das mais importantes estruturas hídricas do Piauí e seu bom funcionamento é essencial para a gestão dos recursos hídricos na região. O Idepi segue acompanhando de perto todas as etapas da obra e reforça seu compromisso com a manutenção e segurança das barragens do Estado.

Foto: Reprodução/Secom Piauí