A equipe de cibersegurança da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) realizou, nesta sexta-feira (4), no Instituto Federal do Piauí (IFPI), da cidade de Picos, a palestra: ‘Você não está seguro’, que reforça junto à comunidade acadêmica a importância dos cuidados no mundo digital.
A iniciativa busca fortalecer a cultura da segurança digital no Estado, alertando os futuros profissionais sobre a importância da proteção de dados na era virtual. Na oportunidade, professores e estudantes, puderam aprender sobre os perigos da internet e as melhores práticas de cibersegurança.
O gerente de Segurança da Informação da Etipi, Cristiano Altino, explica que o principal objetivo da palestra foi educar e conscientizar a comunidade acadêmica sobre os riscos digitais, como golpes virtuais, roubo de dados e ataques cibernéticos.
“A educação é uma ferramenta essencial para prevenir os riscos virtuais. Conversar com a comunidade acadêmica é uma grande oportunidade de disseminação do conhecimento e fortalecimento da cultura de segurança digital. No evento, falamos desde conceitos básico da segurança digital, até casos práticos. ”, disse Cristiano.
No evento, os especialistas da Etipi frisaram aos jovens a importância da adoção de medidas de segurança no mundo digital, e o cuidado ao compartilhar informações pessoais na internet.
O analista de segurança da informação da Etipi, Keoma Sousa, também palestrou no evento e destacou a relevância da disseminação de novos saberes aos jovens. “Levando conhecimento a esse público, auxiliamos na prevenção aos perigos da internet e fazemos com que os estudantes presentes se tornem divulgadores e multiplicadores dessas informações”, concluiu.