Cultura Piauí
Estudantes da rede estadual são escolhidos como embaixadores de projeto de cinema itinerante
Seis estudantes da rede estadual de ensino foram selecionados para atuar como embaixadores do projeto “Cine na Perifa”, um cinema itinerante que co...
07/04/2025 14h53
Por: admin Fonte: Secom Piauí

Seis estudantes da rede estadual de ensino foram selecionados para atuar como embaixadores do projeto “Cine na Perifa”, um cinema itinerante que conta com a participação de jovens estudantes para mobilização social. O encontro foi realizado no final de março, na Biblioteca Pública Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho, no Centro de Teresina.

Continua após a publicidade

Os estudantes escolhidos são Ana Karine Silva, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) José Pacífico de Moura Neto (zona rural); Thais Oliveira Sousa, do Premen Sul (Zona Sul); Letícia Eduarda Sousa, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Joel Ribeiro (zona norte); Kauan dos Santos, do Ceti Tertuliano Milton Brandão (zona sudeste); Luiz Felipe e Luiz Eduardo, do Ceti Professor Balduíno Barbosa de Deus (zona leste).

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante a capacitação, os embaixadores receberam orientações sobre estratégias de inserção social para projetos culturais, produção audiovisual brasileira e direitos humanos. O encontro contou com a presença da realizadora cultural Fafá Guimarães e do advogado Rain Castelo Branco, que compartilharam suas experiências e conhecimentos na área.

Para Ana Karine Silva, moradora do Assentamento Vale da Esperança, na zona rural, participar do projeto representa a oportunidade de transformar a realidade da sua comunidade. “Nem sempre temos acesso ao cinema onde moro e trazer essa experiência para a nossa comunidade é muito especial. Mais do que assistir a filmes, queremos criar espaços de conversa e troca de conhecimentos”.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A idealizadora do projeto, a jornalista Vitória Pilar, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da cultura e da inclusão social. “O Cinema na Perifa nasce do desejo de tornar o audiovisual acessível para todos. Queremos que esses jovens se enxerguem como protagonistas da cultura e agentes de transformação em suas comunidades”.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Sobre o Cine na Perifa

Teresina enfrenta uma grande barreira no acesso ao cinema. Com apenas duas salas de exibição, ambas restritas ao circuito comercial dos shoppings, milhares de pessoas nas periferias crescem sem nunca ter pisado em uma sala de cinema.

Foi diante dessa invisibilidade cultural que a jornalista Vitória Pilar idealizou o “Cine na Perifa”, um projeto itinerante que busca democratizar o cinema e levá-lo até quem, por questões geográficas e econômicas, está distante dessa experiência. A iniciativa prevê a realização de sessões até o final do primeiro semestre de 2025, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais da cidade.

O projeto será desenvolvido em três etapas: primeiro, jovens da rede estadual de ensino serão selecionados e capacitados como agentes mobilizadores culturais em suas comunidades. Na segunda fase, os jovens colocarão em prática a mobilização social e irão engajar suas comunidades com temas sobre audiovisual brasileiro e temas voltados aos direitos humanos. Por fim, as sessões de cinema ocorrerão simultaneamente em diferentes zonas da cidade, ampliando o alcance da iniciativa.

Para tornar essa iniciativa possível, o “Cine na Perifa” conta com o financiamento da Política Nacional Aldir Blanc no Piauí, uma ação do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), através do Governo do Estado do Piauí e da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Foto: Reprodução/Secom Piauí