Cultura Piauí
Ocupação Turbulência inicia atividades com grupo de estudos gratuito no Teatro Barítono Raimundo Pereira
A Plataforma Danças Que Temos Feito dá início à Ocupação Turbulência, projeto que ocorrerá no Teatro Barítono Raimundo Pereira, na zona norte de Te...
09/04/2025 15h28
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Plataforma Danças Que Temos Feito dá início à Ocupação Turbulência, projeto que ocorrerá no Teatro Barítono Raimundo Pereira, na zona norte de Teresina, entre os meses de abril e junho de 2025.
A proposta é criar um espaço de imersão, formação e experimentação em dança, reunindo artistas, pesquisadores e o público em geral para uma experiência artística e coletiva transformadora.
Com programação gratuita, o projeto contempla ações como as Residências Turbulentas, que propõem imersões criativas voltadas à formação em dança, explorando novas linguagens e processos de criação, além da mostra Turbulência – Encontros de Danças II, que apresentará espetáculos e partilhas de processos criativos.

Continua após a publicidade

A primeira atividade do projeto será realizada agora em abril: o grupo de estudos Converseiro Turbulento, aberto a pessoas a partir de 14 anos, com ou sem experiência em dança, especialmente voltado para as comunidades da Grande Santa Maria, bairro Jacinta Andrade e adjacências, bem como demais interessados de Teresina.

Os encontros ocorrerão de 12 a 26 de abril, sempre às sextas-feiras e sábados, das 9h às 11h, no Teatro Barítono Raimundo Pereira, localizado na Rua Francisco Pereira, bairro Jacinta Andrade, em Teresina-PI.

As atividades serão mediadas pelos pesquisadores em dança Ireno Júnior e Samuel Alvís. Ao final do processo, as pessoas participantes receberão certificados de participação, reconhecendo a importância da experiência adquirida.

“Nosso desejo é aproximar as pessoas da dança como campo de pesquisa, criação e troca. A ocupação é também um gesto político de estar junto, refletindo sobre corpo, território e cultura a partir das nossas realidades”, afirma Samuel Alvís, artista, pesquisador e coordenador da plataforma Danças Que Temos Feito.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio do link na bio do Instagram @dancaquetemosfeito.

Sobre os mediadores:

Ireno Júnior é uma pessoa artista piauiense, coreógrafa, doutora, mestre e especialista em Dança pela UFBA. Atua como docente e faz parte da equipe de coordenação tanto da Escola estadual de Dança Lenir Argento quanto do Curso Técnico em Dança da Escola Técnica de Artes Gomes Campos. Também é uma das lideranças da Plataforma Danças Que Temos Feito.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Ireno Júnior

Samuel Alvís é artista da dança com mais de 25 anos de atuação, produtor e professor do Balé da Cidade de Teresina, e coordenador da mesma plataforma. Foi docente de dança contemporânea na Escola Lenir Argento entre 2013 e 2023, e atualmente é mestrando no Prodan – Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança da UFBA.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Samuel Alvís

Projeto

A Ocupação Turbulência reconhece a arte e a cultura como forças transformadoras, capazes de gerar impacto tanto individual quanto coletivamente, promovendo encontros afetivos e culturais. O projeto é uma expansão do evento Turbulência – Encontros de Danças, realizado em 2023.

A Ocupação é uma realização da Plataforma Danças Que Temos Feito, com apoio do Ministério da Cultura, governo federal e Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB/Piauí, por meio do Edital 03 – Ações Continuadas e Ocupação.