Uespi de Floriano promove evento para fortalecer conscientização sobre o transtorno do espectro autista
No mês da conscientização sobre o autismo, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Curso de Pedagogia, promove, nos dias 29 a 30 de a...
18/04/2025 10h41
Por: adminFonte: Secom Piauí
No mês da conscientização sobre o autismo, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Curso de Pedagogia, promove, nos dias 29 a 30 de abril, o evento “Pensar e incluir: desafios do TEA e políticas públicas”. A ação tem como objetivo fortalecer o diálogo e a conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), por meio de debates com os principais obstáculos enfrentados por pessoas autistas, assim como, o papel da criação de políticas públicas na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Continua após a publicidade
O evento, que está sob a organização das professoras Evelyne Carvalho e Sheila Soares, contará com a participação de especialistas, profissionais na área da saúde e representantes da sociedade civil que estão em busca de ampliar seus conhecimentos, bem como, incentivar ações em prol de uma cidadania mais justa, respeitando os direitos das pessoas com TEA.
De acordo com Evelyne Carvalho, do curso de Psicologia, o evento possui grande relevância social e acadêmica por tratar de uma problemática que interfere na vida de vários estudantes e famílias no Brasil. “O evento vai abordar o autismo na perspectiva da mãe atípica e do aluno universitário autista, focando nas vivências e dificuldades dessas mães e desses alunos, bem como abordaremos a importância da identificação precoce e do apoio da equipe multiprofissional como fator de suma importância para um bom prognóstico”, explicou a organizadora do evento.
Sheila Soares também destaca a importância de prestar apoio e conhecer as necessidades que precisam ser oferecidas às pessoas autistas e pontua que o ambiente universitário precisa ser acolhedor. “Estamos falando enquanto universidade, enquanto pessoas que precisamos conhecer como tratar, como proceder para acolher e para dar um pouco de conforto àquela pessoa autista”, destacou a professora.
“Quando a gente está informando, as pessoas vão ficando mais humanas”, pontuou Sheila Soares, que ressaltou a importância da informação como uma grande aliada na luta por igualdade. A professora pontua, que devido a falta de conhecimento, as pessoas que possuem o Espectro Autista acabam sendo excluídas perante a sociedade e invisibilizadas.
“Vai ter um outro olhar para essa pessoa autista, porque muitas vezes você está ali e não sabe que a pessoa tem espectro autista, porque você não é capacitado, qualificado para perceber. Mas a gente tem que entender que estamos rodeados por eles e o conhecimento é o que a gente precisa para lidar com a questão”, completou a professora.
O evento será realizado os dias 29 e 30 de abril de 2025, no auditório do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI), às 19h. Toda comunidade acadêmica é convidada a participar, contudo, serão ofertadas 100 vagas, que serão disponibilizadas por meio do link de inscrição.
Serviço:
Pensar e incluir: desafios do TEA e políticas públicas
Local: Auditório do CTF Data: 29 e 30 de abril Horário: 19h