Geral Piauí
Mais de 80 secretarias de saúde assinam termo com Sesapi para implantação do Núcleo de Segurança do Paciente
A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) participou do Encontro de Gestores da Saúde do Piauí, promovido pela Secretaria de Estado da...
25/04/2025 20h15
Por: admin Fonte: Secom Piauí

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) participou do Encontro de Gestores da Saúde do Piauí, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Durante o evento, mais de 80 gestores firmaram o compromisso com a execução das ações do Projeto Integrador na Atenção Primária à Saúde (APS), assinando o termo de adesão entre as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e a Sesapi.

Continua após a publicidade

O projeto aborda temáticas importantes como segurança do paciente, prevenção e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e saúde do trabalhador.

Com a adesão ao Termo, os municípios se comprometem a implantar os Núcleos Municipais de Segurança do Paciente (NMSP) e a elaborar planos municipais que visam à segurança do paciente e à prevenção de IRAS, fortalecendo a cultura de segurança e a gestão da qualidade na atenção primária.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“A assinatura do termo de adesão pelas SMS representa um avanço na consolidação da Atenção Primária à Saúde no Piauí. Com esse compromisso, reforçamos a integração entre estado e municípios na implementação de ações estratégicas voltadas à segurança do paciente, ao controle das IRAS e à saúde do trabalhador. É um passo importante para fortalecer a gestão municipal, qualificar os serviços e garantir mais qualidade e segurança no cuidado à população”, destacou a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT), Leila Santos.

Os gestores indicaram ainda os profissionais que devem atuar como referências técnicas em saúde do trabalhador em seus respectivos municípios. Essa medida visa fortalecer a articulação entre as esferas estadual e municipal, promovendo ações integradas que garantam ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis para os trabalhadores da saúde e demais categorias profissionais.

“A indicação dos profissionais que atuarão como referência técnica em saúde do trabalhador nos municípios é de extrema importância para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde no Piauí. Esses profissionais serão pontos estratégicos na articulação entre os serviços de saúde, os trabalhadores e a gestão, garantindo que as políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador sejam, de fato, implementadas com mais resolutividade”, disse Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária do Piauí.

No encontro, a Divisa também promoveu orientações nutricionais e sobre o uso de medicamentos, utilizando metodologias interativas, especialmente elaboradas para o evento, por meios de estações de vigilância sanitária e saúde do trabalhador. Essas ações reforçam o compromisso da Sesapi/Divisa em promover a saúde com qualidade e segurança para os piauienses, fortalecendo a integração entre os municípios e a gestão estadual.