Geral Piauí
Obra do Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Autismo em Teresina entra na fase de conclusão
O Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea-PI) está com a obra física quase finalizada e d...
18/05/2025 08h35
Por: admin Fonte: Secom Piauí

O Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea-PI) está com a obra física quase finalizada e deve ser entregue em breve para a população do estado. O centro é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesapi).

Continua após a publicidade

Localizado no antigo Instituto de Perinatologia, onde funcionava a Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina, o Cetea vai oferecer atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, dentre outros profissionais. Além disso, o espaço contará com uma brinquedoteca do Pacto pelas Crianças do Piauí e com uma Sala de Estímulo Multissensorial.

De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o objetivo é oferecer um lugar específico no estado onde pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) de todas as idades, e suas famílias, possam ter um atendimento especializado com diagnósticos, tratamentos e terapias. “O centro será uma referência nacional e vai contribuir com a melhoria na vida dessas pessoas. Já estamos tratando como será o funcionamento, a gestão, e em breve vamos divulgar a forma de acesso para quem necessita desses atendimentos”, completou o gestor.

Os recursos financeiros para a implantação do Cetea, em torno de R$ 5 milhões, são oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e do Tesouro Estadual.

O centro vai funcionar na Avenida Higino Cunha, n° 1552, bairro Cristo Rei, próximo ao Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e do Centro Integrado de Educação Especial (Cies), facilitando, assim, o acesso e atendimento do público-alvo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
(Foto: Ascom Sesapi)