22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Servidora da ATI lança livro sobre Transferência de Tecnologia

O livro está disponível gratuitamente no acervo da biblioteca da UFPI em formato de e-book.

15/06/2021 às 11h45
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

A tecnologia tem se tornado cada dia mais necessária na vida das pessoas, nas empresas, entidades e a inovação tecnológica tem sido fundamental para otimizar processos e serviços que facilitam e transformam a rotina de trabalho. Baseado em sua dissertação de mestrado, a gerente de Governo Digital da ATI, Diana Almeida, elaborou um livro de estudo sobre transferência de tecnologia no qual aborda conceitos, quais instrumentos necessários e qual a importância da transferência de tecnologia das instituições de ensino para empresas e órgãos públicos.

O livro intitulado “A Transferência da Tecnologia: O caminho da Inovação para as Universidades” tem como coautor o orientador de mestrado de Diana Almeida,  Helano Pinheiro.

“Diante dessa pesquisa, a gente percebeu que tinha uma dificuldade muito grande de transferir tecnologia das instituições de ensino para empresas e órgãos públicos, então era muito difícil transferir esses conhecimentos porque ainda não se tinha a gestão dentro das Universidades. Juntamos todo o material da minha dissertação junto com a legislação e pensamos em elaborar um livro mostrando como transferir essas tecnologias dessas instituições de ensino para órgãos públicos e para empresas que se interessarem em obter essas inovações”, explicou Diana Almeida.

O diretor técnico da ATI, Luciano Aguiar, ressalta a importância da temática na qual recentemente a ATI está fazendo sobre o processo de transferência de uma tecnologia de inteligência artificial (IA) em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco a ser implantada no aplicativo Salve Maria. “É um tema extremamente pertinente e inovador, a nossa equipe está aprendendo com a Diana, o livro está ajudando o corpo técnico da ATI a trazer inovação e trouxe vários conceitos que a gente não sabia. É praticamente a primeira transferência de tecnologia que a gente tá fazendo e a gente tá tomando como base algumas informações que o livro trouxe. Consideramos extremamente importante uma servidora do quadro da ATI produzindo pesquisa e trazendo a pesquisa para dentro da Agência de Tecnologia”, destacou Aguiar.

Ainda de acordo com a gerente de Governo da ATI, o livro é um manual com o passo a passo de como fazer a transferência de tecnologia e de como desenvolver um contrato. “É mais indicado para o pesquisador que tem dúvida de como transferir essas tecnologias e que tem interesse no processo inovativo dentro das universidades e também para encorajar nos órgãos públicos e as empresas a ir atrás das universidades para obter um produto inovador ou uma tecnologia”, finalizou.

O livro está disponível gratuitamente no acervo da biblioteca da UFPI em formato de e-book, nestelink.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.