22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

HGV realiza transplantes de rim e de córnea nesta quarta-feira (16)

Serão beneficiados pacientes da fila de espera no Piauí

16/06/2021 às 13h05
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

A equipe de captação de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, na terça-feira (15), dois procedimentos simultâneos, nos quais foram captados os rins, fígados e córneas. Os doadores foram dois homens, de 25 e 37 anos, que tiveram morte encefálica devido a traumatismos crânio encefálico (TCE). Os órgãos e tecidos corneanos foram doados mediante autorização das famílias, após a realização de todos os testes comprobatórios necessários. Dois rins e duas córneas serão transplantados, nesta quarta-feira (16), no próprio HGV, beneficiando pacientes da fila de espera no Piauí. Neste ano, já foram registradas nove múltiplas captações.

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, explica que o hospital conta com uma equipe muito bem preparada para a realização desses procedimentos. “Com estes dois transplantes, por exemplo, contabilizaremos 14 transplantes renais realizados este ano. Enquanto durante todo o ano passado foram 17. Nossa expectativa é superar essa marca o mais breve possível”, pontua o gestor.

O coordenador de enfermagem da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes (OPO), Gilson Cantuário, destaca que “mesmo diante de todas as dificuldades provocadas pela pandemia da Covid-19, o HGV se mostra preparado e avança no processo de retirada multiorgânica e na geração e realização de transplantes de rim e córnea”.

As ações são realizadas por meio da Central de Transplantes do Piauí, Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) e Centro Cirúrgico do HGV.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.