22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

CGE/PI apresenta novo roteiro de fiscalização de obras no SINCIN

Desde abril deste ano, foi incluído no sistema, um roteiro específico para fiscalização de obras, que deve ser respondido pelos fiscais para compor o processo de pagamento de medição de obras.

24/06/2021 às 22h35
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI), promoveu nesta quinta-feira (24), uma capacitação voltada para engenheiros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que usam o Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN). Desde abril deste ano, foi incluído no sistema, um roteiro específico para fiscalização de obras, que deve ser respondido pelos fiscais para compor o processo de pagamento de medição de obras.

Na oportunidade, o auditor governamental João Macêdo explicou que a criação do roteiro simplificou o processo de análise desse tipo de despesa, uma vez que os profissionais que atuam na área têm conhecimento técnico e prático para responder aos itens inclusos no checklist da análise da despesa, sendo essa última etapa feita pelo Núcleo de Controle do órgão.

“Esse roteiro vai ser obrigatório para compor o processo de pagamento de medição de obras e serão respondidos pelos fiscais de obras, que são as pessoas que detêm conhecimento técnico, bem como do andamento da obra. Quando os membros dos Núcleos de Controle forem preencher o roteiro de pagamento de medição de obras, eles vão apenas responder a uma pergunta que faz referência ao roteiro de fiscalização de obras preenchido anteriormente pelos fiscais. Isso vai favorecer eficiência do preenchimento do roteiro de pagamento de obras por parte do NCI e, também, reduzir riscos na operação”, explicou.

Saturnino Bastos, engenheiro civil da Sesapi, participou das orientações e ressaltou a importância para a gestão de obras.

“O SINCIN é muito importante para quem trabalha como fiscal de obras, pois por ele, analisamos todos os passos de uma obra, desde o início, a elaboração dos contratos, as principais cláusulas, os passos de medição, de acompanhamento, relatórios. Hoje vimos como inserir os dados no sistema e a inter-relação entre esse sistema e outros que já existem no âmbito do Estado. Dessa forma é melhor, há mais transparência das obras da saúde do Estado”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade