SENAR – PI faz balanço de suas atividades no primeiro semestre

0

No primeiro semestre do ano o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Piauí ofereceu cursos  em diversas atividades voltados para a Formação Profissional Rural – FPR , Promoção Social – PS e do programa especial Mulheres em Campo.

Ao todo foram capacitados no Piauí 4.719 produtores e trabalhadores rurais. Os cursos de FPR atenderam 3.289 participantes; de PS 1.170 e Mulheres em Campo 260 produtoras rurais  em 13 turmas, superando o segundo semestre do ano passado que formou 10 turmas.

Entre os cursos demandados, estão: Associativismo e cooperativismo; Aproveitamento de frutos regionais; Higiene e conservação de alimentos; Produção caseira de pães e bolos; Artesanato com material reciclável; Implantação e cultivo de hortaliças; Apicultura; Casqueamento e ferrageamento; Manejo de ovinos e caprinos; Irrigação em gotejamento; Uso e conservação do solo, entre outros.

Para o superintende do SENAR-PI, Diego da Paz os números revelam o trabalho desempenhado pela instituição e o seu compromisso em levar conhecimento e técnicas para o homem do campo. “Foram números positivos e superamos anos anteriores, batemos o recorde de capacitações de cursos da Formação Profissional Rural e Promoção Social”, comemora.

A partir do segundo semestre o Sistema FAEPI SENAR-PI inicia  a  Assistência Técnica e Gerencial – Ateg onde serão cadastradas até 1.200 propriedades  em todo o Piauí para acompanhamento de dois anos. Entre o público prioritário estão os produtores que pagam contribuição sindical e os que estão inclusos no programa de Assistência Técnica do SENAR. “A tendência é melhorar cada vez mais após a implantação da Ateg porque além de capacitar iremos acompanhar por dois anos a evolução das propriedades rurais”, explica o superintendente.

Para participar das capacitações os produtores devem procurar os Sindicatos Rurais, associações ou prefeituras para apresentarem suas demandas. Todos os cursos são gratuitos.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here