Sexta, 06 de Março de 2026
21°C 30°C
Piripiri, PI
Publicidade
Anúncio

SPIA Móvel com reconhecimento facial reforça segurança durante evento Governo do Brasil na Rua em Teresina

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) vai empregar, durante o evento “Governo do Brasil na Rua”, realizado das 8h às 18h no Ginásio A...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
06/03/2026 às 18h54 Atualizada em 06/03/2026 às 18h57
SPIA Móvel com reconhecimento facial reforça segurança durante evento Governo do Brasil na Rua em Teresina
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) vai empregar, durante o evento “Governo do Brasil na Rua”, realizado das 8h às 18h no Ginásio Arena Verdão, no Centro-Norte de Teresina, nesta sexta-feira (6) e sábado (7), o Sistema de Videomonitoramento por Inteligência Artificial (SPIA) Móvel (LivePI). A tecnologia portátil será utilizada como ferramenta estratégica de apoio ao policiamento e à segurança do encontro, permitindo o monitoramento em tempo real.

O delegado Yan Brayner, diretor de Inteligência da SSP-PI, destacou a importância do uso da tecnologia. “É uma ferramenta de reconhecimento facial voltada para grandes eventos, onde um motor de busca facial desenvolvido pela própria Secretaria de Segurança consegue checar, em bancos de dados, a existência de pessoas com mandado de prisão naquele determinado evento”, frisou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom SSP

Em caso de correspondência, o sistema emitirá alertas operacionais às equipes das forças, permitindo, assim, a verificação imediata da informação e a adoção das medidas cabíveis.

O SPIA Móvel (LivePI) utiliza uma aplicação desenvolvida internamente pela Diretoria de Inteligência Estratégica (DINTE), a partir de propostas conduzidas pela Gerência de Projetos de Tecnologia da Informação, com apoio da Gerência de Sistemas. A iniciativa fortalece o desenvolvimento de soluções tecnológicas próprias da Secretaria da Segurança Pública e contribui para a evolução e o aprimoramento da infraestrutura do SPIA.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom SSP

Carnaval

Em fevereiro deste ano, durante as festividades carnavalescas, a SSP-PI já havia empregado o SPIA Móvel em um evento de grande público no estado. No município de Parnaíba, localizado na região litorânea, a tecnologia foi utilizada como ferramenta de apoio às ações de monitoramento e reforço da segurança, contribuindo para ampliar a capacidade de vigilância e a atuação integrada das forças de segurança durante a programação.

“Usamos de forma exitosa em um bloco de carnaval, onde conseguimos, inclusive, efetuar a prisão de uma pessoa, e essa ferramenta vem para garantir mais segurança para que o cidadão possa desfrutar dos serviços oferecidos”, disse o delegado Yan Brayner.

Governo do Brasil na Rua

A 7ª edição do programa Governo do Brasil na Rua é uma iniciativa do Governo Federal que leva serviços públicos gratuitos diretamente às comunidades, ampliando o acesso a direitos e à cidadania. Aberto ao público, o evento é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Teresina.

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí, por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, também vai oferecer os serviços de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários