O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), recebeu a doação de tapetes artesanais da Trapos&Fiapos. O evento aconteceu, na manhã desta segunda-feira (16), às 10h, na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, que fica localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina.
Através da Lei de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC 2024), que busca fomentar e estimular o fazer artístico e cultural em todo o território piauiense, considerando a democratização do acesso, a inclusão social, a diversidade, a acessibilidade e a sustentabilidade nas ações a serem beneficiadas, foi possível desenvolver o projeto de doação de tapetes.
Para o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, essa doação engrandece a representatividade do artesanato piauiense. “A Sudarpi é uma grande defensora do artesanato local e através dessa ação a gente consegue trazer a promoção do artesanato piauiense. Acreditamos que esse é um pequeno grande passo que estamos dando em relação à perpetuação desse material que está sendo entregue hoje ao Governo do Estado do Piauí e que vai servir de acervo para vários eventos que a gente produz. E assim fazer com que o artesanato piauiense alcance novos horizontes, novos públicos e participe cada vez mais dos eventos proporcionados pelo governo”, destaca.
A tapeçaria produzida pela Trapos&Fiapos, que será doada, integra a rica tradição do tecer artesanal, sendo resultado de um trabalho artístico e cultural, promovido pela colaboração com renomados arquitetos do estado. Entre eles, Ana Márcia Moura, Tássia Carvalho, José Ribeiro Neto e Marina Campanhã, que têm contribuído para dar visibilidade e valor ao trabalho feito à mão. Esses tapetes integraram ambientes da Casacor Piauí 2024.
Teresa Ramos, representante da Trapos&Fiapos destacou a importância da parceria firmada. "Estamos muito felizes por esta parceria ter sido tão profícua. Este é o jeito da Trapos&Fiapos trabalhar, visando resultados para todos. Este é um dia histórico para nós e estamos muito felizes de entregar esses produtos como resultado do projeto da SIEC”, enfatiza.
A doação aconteceu na Casa do Artesão Mestre Albertino, um espaço dedicado à valorização do artesanato, onde as peças foram expostas e, a partir daí, integrarão o acervo do Governo do Estado. A ação contou com a presença de autoridades locais, artesãos e representantes da Trapos&Fiapos.