Neste sábado (14), a Defesa Civil Nacional realizou no Nordeste uma simulação do Defesa Civil Alerta, o novo sistema de envio de mensagens emergenciais. A ação alcançou mais de 1 milhão de pessoas nos municípios de Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí.
A iniciativa faz parte da estratégia de prevenção e resposta a desastres naturais, como enchentes, deslizamentos, vendavais e eventos extremos.
A estudante Maria Clara Castro foi uma das pessoas surpreendidas pelo alerta. “Tomei um susto. Estava limpando a casa e pensei que o celular estava com defeito. Só depois que li a mensagem vi que era um teste”, contou. Já a dona Joana, que estava no shopping no momento da simulação, não foi pega de surpresa. “Fiquei sabendo pela televisão, então já estava esperando”, relatou.
Mas o que é o alerta?
Baseado na tecnologia Cell Broadcast, o sistema permite o envio de mensagens emergenciais diretamente aos celulares da população, sem necessidade de cadastro prévio ou uso de aplicativos. A mensagem aparece na tela como um pop-up, acompanhada de um sinal sonoro — mesmo com o aparelho em modo silencioso.
Segundo a coordenadora de Resposta da Defesa Civil Nacional, Lidiane Souza, o teste foi considerado um sucesso. “O alerta foi muito bem-sucedido. Ele foi 100% recebido por todas as operadoras. A partir de agora, qualquer alerta do tipo não será mais teste, será real. Então fiquem atentos aos celulares”, destacou.
Francisco Wellington, coordenador de Ensino, Pesquisa e Capacitação da Defesa Civil do Piauí, reforçou a importância da simulação. “Essa é uma ferramenta que chega para mostrar que estamos prevenidos. Agora é só um alerta, mas estamos nos capacitando para operá-la da melhor forma, beneficiando diretamente a população”, afirmou.
O novo sistema é uma iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com a Anatel e as operadoras de telefonia móvel. A tecnologia utilizada permite que as mensagens sejam direcionadas exclusivamente para celulares localizados em áreas de risco, garantindo precisão e agilidade nas notificações.
Com a chegada ao Piauí, o Defesa Civil Alerta passa a integrar oficialmente as estratégias de enfrentamento a desastres no estado, unindo tecnologia, prevenção e proteção à vida.