22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Sesapi reforça a importância de grávidas e puérperas se vacinarem contra a Covid

A retomada da vacina para os grupos foi liberada no dia 07 de Julho. A imunização deve ser feita com Coronavac e Pfizer.

13/07/2021 às 10h55
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

Na última quarta-feira (7), o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou a retomada da vacinação do grupo de grávidas e puérperas, sem comorbidades, no Piauí. O anúncio veio após o Ministério da Saúde emitir nota para que todos os estados brasileiros voltassem a imunizar os respectivos grupos contra Covid-19 utilizando as vacinas Coronavac e Pfizer.

A medida é importante e essencial para que haja a redução do número de óbitos de gestantes que contraíram Covid-19, pois estudos mostram que, em todo o Brasil, foram registrados números elevados. No Piauí, em 2021, houve 16 óbitos de gestantes por conta da doença.

O superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, reforça que as vacinas devem reduzir esses indicadores. “O Ministério constatou que o país como um todo registrou uma alta letalidade para esses grupos quando ocorria a infecção pela Covid-19. A atualização do ministério foi extremamente importante para podermos retomar a vacinação desses grupos. O Estado orienta a todos os seus municípios que retomem esse trabalho de imunização de gestantes e puérperas, para que o Piauí possa reduzir esses óbitos”, destacou.

O secretário Florentino Neto enfatiza que a vacinação deve ser retomada em todo o Piauí e é essencial que as gestantes procurem o setor de saúde do seu município assim que a vacinação estiver liberada. “É importante reforçar ainda para todos os municípios que foi liberada a vacinação desses grupos somente com os imunizantes da Pfizer e da Coronavac. Então, retomaremos a vacinação seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde para que, assim, possamos garantir mais pessoas recebendo a vacina e aumentando ainda mais nossa população imunizada, fazendo com que o Piauí avance cada vez mais no enfrentamento a pandemia”, destacou o gestor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.