21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Novo Hospital Infantil Lucídio Portela será inaugurado no dia 16 de agosto

Unidade dobrará capacidade de atendimento cirúrgicos e promete findar com filas no setor de neurologia.

07/08/2021 às 10h25
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

Um sonho antigo para a saúde pública do Piauí já tem data para se tornar realidade. O dia 16 de agosto é a data marcada para a inauguração das recém-construídas instalações do novo Hospital Infantil Lucídio Portela (Hilp). O principal centro de referência em saúde infanto-juvenil do Piauí terá dobrada a quantidade de salas cirúrgicas, saltando de duas para quatro. Além disso, a unidade ganhou onze novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), saindo dos nove atuais, para 24. Somam-se a isso mais seis leitos de cuidados intermediários, não existentes na atual estrutura, e 22 leitos clínicos, chegando a 99.

“O hospital sempre foi referência não só para a região, mas também nacionalmente. Esse é o momento em que se torna digno e entregue para a população um equipamento que vai dar segurança para o que é mais importante para a gente: os nossos filhos”, pontua o diretor do Hilp, Vinícius Nascimento.

Outra mudança importante é o aumento da capacidade de atendimento do ambulatório, passando de oito para 18 consultórios, que ficarão em alas separadas do setor de internação.

A revolução na estrutura física do hospital potencializa não só a capacidade de atendimento, mas também de realização de cirurgias. A expectativa é de que, com a ampliação, a unidade passe a fazer até 450 procedimentos cirúrgicos mensais, mais do que dobrando a capacidade atual, que é de 220.

A nova realidade promete findar com a fila de espera de pacientes que aguardam por uma cirurgia neurológica, patologias em que o tempo é um aliado caro e procedimentos ganham caráter de urgência. “Nesse tipo de caso, quando mais rápido o paciente for atendido, mais ele terá chances de sobreviver ou de não ter sequelas. Com os novos leitos de UTI, esses pacientes serão atendidos, assim que for necessário”, comentou o diretor.

A reforma do novo Hospital Infantil integra três prédios e moderniza o parque tecnológico. “Poderemos fazer 500 tomografias por mês. Somando todos os procedimentos, serão feitos oito mil exames por mês”, disse Vinícius.

Ao todo, as obras de ampliação do Hilp estão orçadas em R$ 15 milhões, sendo R$ 6 milhões oriundos de emenda de bancada e o restante custeado pelo Governo do Estado. “O novo hospital não é só um novo prédio, é uma mudança de concepção na saúde infantil. Representa o avanço da saúde pediátrica no estado inteiro. O hospital vai monitorar, levar serviços para o interior e as novas tecnologias vão permitir aproximar a população do interior do estado com o nosso centro em Teresina”, disse o diretor, Vinicius Nascimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade