22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Perímetro Caldeirão deverá receber investimento para produção agrícola e Piscicultura será revitalizada

Deputado Mardem deverá disponibilizar emenda parlamentar de 320 mil para o projeto

04/10/2020 às 09h36 Atualizada em 06/10/2020 às 08h38
Por: admin
Compartilhe:
Foto: Clemilton Silva
Foto: Clemilton Silva

Na manhã desta sexta (02), os agricultores do Perímetro Caldeirão receberam a visita do Coordenador Estadual do DNOCS Dr. Christopher Jorge Amorim, deputado Mardem Menezes e prefeito de Piripiri Luiz Menezes.

Na ocasião, as autoridades ouviram atentamente as reivindicações dos produtores, onde relataram a necessidade de um investimento no campo agrícola, haja visto que o Caldeirão já foi um celeiro na produção de vários produtos como: melancia, feijão, milho, arroz e algodão. Os irrigantes reclamam da falta de investimento nestas áreas do Governo Federal, o que ocasionou a falta de estrutura que segundo eles, ainda há esperança com o novo governo. Hoje, os produtores resistem com a produção de melancia, feijão e milho, graça a atenção que tem recebido somente da prefeitura de Piripiri, através de doações de combustível e serviços de manutenção para os tratores e implementos agrícolas.

O deputado Mardem Menezes, conseguiu no ano passado através da CODEVASF, a doação de 01 trator com implementos agrícola para a associação formada por estes Irrigantes, onde tem contribuído para a atual produção. "Nosso projeto é fazer do Perímetro Irrigado o maior cinturão agrícola da região. A hora agora é de incrementar essa produção. Essa foi uma oportunidade para debater com órgãos técnicos, produtores, colonos e agentes políticos o que deve ser priorizado para ampliar a safra". Destacou o deputado. 

O DNOCS por sua vez, através do Coordenador Estadual Dr. Christopher Jorge Amorim, já adiantou que vai solicitar uma análise de solo de toda área em produção, porque cada lavoura precisa de uma quantidade de nutrientes para ter o melhor rendimento e assim ser utilizado o melhor fertilizante.

Deixamos acertado a cooperação entre o município e a autarquia federal para carrear recursos para esse pólo produtor através do deputado estadual Marden Menezes, do senador Ciro Nogueira a serem investidos esse ano e nos próximos.

Ainda no evento, as autoridades ouviram também o relato do empresário no ramo de implementos agrícolas no Piauí Tertuliano Junior, (Foto) da In Agril Agro House, que também é colaborador, inclusive tem experiência na produção de melancia na cidade de Jatobá do Piauí. Junior explicou a deficiência no sistema de irrigação do Caldeirão por aspersão, além de gerar um custo muito alto com o consumo de energia elétrica, também o desperdício de água. "Esses irrigantes precisam de um sistema de irrigação por gotejamento, é a forma mais eficiente de fornecer água e nutrientes as plantas porque entrega as quantidades ideais de acordo com as fases do seu cultivo, no momento certo e diretamente na raiz da planta. Isso possibilita economizar recursos e ao seu cultivo, alcançar seu máximo rendimento." Enfatiza Junior.

Para o irrigante José Cardoso, (Foto) "É um sonho produzir 40 mil toneladas por hectare, mesmo com ajuda técnica do Junior da InAgril e do engº agronomo do SENAR Leovânio Rodrigues, nós não conseguiremos êxito sem ajuda do poder público."

Finalizando o evento, o deputado Mardem Menezes já adiantou que irá disponibilizar de uma emenda parlamentar no valor de valor de 320 mil reais, para a aquisição do equipamento de irrigação por aspersão. Com esse sistema, a produção dos produtos agrícolas deverá triplicar, chegando a produtividade em média a 60 mil por hectare.

Ainda pela manhã desta sexta, a comitiva visitou também a Estação de Piscicultura Adhemar Braga, que deverá receber investimento através do DNOCS e Prefeitura de Piripiri ainda este ano.

Estiveram presentes no evento:

Coordenador Estadual do DNOCS Christopher Jorge Amorim

Deputado Mardem Menezes

Prefeito de Piripiri Luiz Menezes

Chefe do Perímetro Caldeirão Teresinha Viana

Empresário da InAgril Agro House Tertuliano Junior

Engº Agronº do SENAR Leovânio Rodrigues

Biólogo Erivelto César

(Foto acima) Coordenador do DNOCS no Piauí Christopher Jorge Amorim

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Piripiri - PI
Sobre o município
O açude Caldeirão, uma forte indústria têxtil e os humoristas mais famosos do Piauí são marcos da cidade de Piripiri, localizada a 160 km de Teresina.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade