21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Secretário de Saúde destaca importância da segunda dose da vacina contra a Covid-19

As Regionais de Saúde recebem com agilidade e dentro de curto espaço de tempo os lotes de vacina para distribuir aos municípios e garantir que as doses cheguem ao braço dos piauienses.

08/09/2021 às 15h45
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem investido na logística e distribuição das vacinas contra a Covid-19 tão logo os imunizantes chegam ao Piauí. As Regionais de Saúde recebem com agilidade e dentro de curto espaço de tempo os lotes para distribuir aos municípios e garantir que as doses cheguem ao braço dos piauienses.

Mesmo com a disponibilidade de vacinas, muitas pessoas que receberam a primeira dose não comparecem para a segunda. Com exceção da Janssen, que confere imunidade contra o coronavírus após 14 dias da dose única,  as demais vacinas (Coronavac – com intervalo de 21 a 28 dias –, AstraZeneca – com intervalo de 90 dias – e Pfizer – com intervalo de 90 dias) precisam de uma segunda dose. No caso da segunda dose da Pfizer e AstraZeneca, o Ministério da Saúde já sinaliza para redução neste intervalo, passando de 12 para oito semanas.

O secretário Florentino Neto alerta a população para não perder a oportunidade de se vacinar. “Não podemos deixar o vírus vencer, temos de nos proteger em todas as frentes possíveis,  com o uso de máscara ,higienização das mãos,  distanciamento social e vacina”, destaca. Segundo ele, é importante buscar o fechamento do esquema vacinal. “Somente com as duas doses  é que adquirimos imunidade. Se a primeira dose é importante, a segunda é fundamental”, disse.

Segundo os dados do Vacinômetro, o Piauí já aplicou 2.805.862 vacinas, sendo 1.927.975 primeiras doses (D1),  828.373 segundas doses (D2) e 49.514 dose única (DU). “Estamos concentrando todos os esforços para vacinar toda a população e por isso pedimos que quem já tomou a primeira dose, não se esqueça de conferir o calendário para a segunda, que fique atento aos prazos.  Devemos nos proteger de forma correta”, enfatizou Florentino Neto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.