21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Central de Transplantes realiza ações em alusão ao dia nacional do doador de órgãos

A doação de órgãos é um gesto nobre que pode salvar vidas.

27/09/2021 às 23h35
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:

Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Órgãos, neste 27 de setembro, a Central Estadual de Transplantes do Piauí realizou diversas atividades, com o intuito de sensibilizar a população sobre a necessidade de ser um doador.

Durante a manhã foi oferecido um café da manhã para transplantados, doadores, famílias de doadores, bem como toda a equipe que trabalha no processo de capitação de órgãos. Também foram realizadas atividades no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, e uma caminhada em prol da doação de órgãos que saiu da Ponte Estaiada, em Teresina.

“A doação de órgãos é um gesto nobre que pode salvar vidas. E hoje queremos agradecer a cada um que permitiu que este ato fosse concretizado e levar a nossa população a necessidade de conversar com seus familiares sobre o desejo de ser um doador de órgãos”, disse a coordenadora da Central Estadual de Transplante, Lourdes Veras.

Central de Transplantes realiza ações em alusão ao dia nacional do doador de órgãos
Foto: Reprodução/Secom Piauí

As equipes da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) e da Central de Transplantes estiveram ainda, em várias unidades de saúde da capital, realizando ações do “Setembro Verde”, que enfatiza a importância de ser um doador. “Nós estamos percorrendo, até o final do mês de setembro, hospitais, UPAs e outras unidade de saúde, onde realizamos as conversas com os profissionais de saúde para adesão à campanha. Uma vez que nestes locais a possibilidade de se encontrar um doador é maior”, destaca a coordenadora.

Central de Transplantes realiza ações em alusão ao dia nacional do doador de órgãos
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Setembro Verde

No mês de conscientização sobre as doações de órgãos e tecidos, o ‘Setembro Verde’ surge em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro. No Piauí, 428 pessoas estão na fila de espera aguardando por um transplante de órgãos, sendo 277 pacientes à espera por uma córnea,147 por um transplante de rim.

Segundo levantamento realizado de janeiro a agosto de 2021, pela Secretaria de Estado de Saúde, houve aumento nos transplantes no Piauí. Em 2020, foram realizados 106 transplantes de córnea, este ano 116 já foram concretizados. Quanto aos transplantes de rim, no ano passado foram realizados 15 procedimentos e neste ano chegaram a 22.

Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos. No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.

Central de Transplantes realiza ações em alusão ao dia nacional do doador de órgãos
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.