A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), e o Ministério Público do Piauí, por meio da GAEC e da Promotoria de Justiça de Cocal deflagraram a 2º fase da Operação Dom Casmurro na manhã desta quinta-feira (17), na cidade de Teresina.
Essa fase da operação tem o objetivo de dar cumprimento à mandados de prisão preventiva expedidos contra empresários, servidores públicos e demais integrantes de um grupo criminoso que dirigia as empresas Instituto Machado de Assis e Crescer Consultoria.
Foi comprovado durante investigação da Polícia Civil que o grupo atuava há mais de 10 anos em fraudes de licitação e concursos públicos no Piauí e em outros estados. As investigações apontam que as licitações eram direcionadas a contratar duas empresas, com nomes de proprietários diferentes (laranjas), mas que pertenciam aos líderes do mesmo grupo.
A operação também cumpre mandados de sequestro contra o patrimônio dos investigados, que já foram denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraude de licitações, em ação civil que está em trâmite na Comarca de Cocal.
Participam do trabalho equipes policiais civis da Depre, do Greco, Polinter e da Delegacia de Nazária.