22°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Fluminense pode conquistar hoje a terceira Taça Guanabara seguida sob comando de Abel Braga

Treinador também estava no comando do clube nos títulos de 2012 e 2017 e agora tenta confirmar título antes de duelo decisivo pela Libertadores

05/03/2022 às 07h40
Por: admin Fonte: O Globo
Compartilhe:
Fluminense pode ganhar terceira Taça Guanabara seguida sob comando de Abel Braga Foto: FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE / Agência O Globo
Fluminense pode ganhar terceira Taça Guanabara seguida sob comando de Abel Braga Foto: FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE / Agência O Globo

O Fluminense joga neste sábado, às 16h, com três objetivos em mente. O mais palpável é a Taça Guanabara, que será conquistada com uma vitória sobre o Resende, no Raulino de Oliveira. Os outros dois vêm em consequência deste primeiro. Com o título, o tricolor garantirá a vantagem de jogar por dois resultados iguais nas semifinais do Carioca. E, já campeão da Taça GB, poderá escalar um time reserva na última rodada, preocupando-se apenas com os duelos contra o Olimpia, do Paraguai, pela pré-Libertadores, nas próximas duas quartas-feiras.

E por falar em título, Abel Braga tem ligação direta com esta e com as últimas conquistas tricolores deste turno, tanto que pode emplacar uma trinca antes de duelo decisivo pela Libertadores. Já priorizando a Libertadores, o técnico deve preservar alguns titulares esta tarde. Curiosamente, ele era o treinador nas últimas vezes que o Fluminense conquistou a Taça Guanabara, em 2012 e 2017.

Líder isolado com 24 pontos, basta uma vitória para o Fluminense poder gritar que é campeão da Taça Guanabara. Chegando aos 27, não poderá mais ser alcançado por nenhum rival — o Flamengo, segundo colocado, tem 20 e, se ganhar seus dois jogos, só somará 26 pontos.

Após um pequeno imbróglio judicial, ficou garantido que, se o Fluminense faturar o título, a taça será levantada hoje, no Raulino de Oliveira. Na última quinta-feira, a procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio entrou com um pedido para não homologação do título e entrega do troféu devido ao “caso Gabigol”, que apura o suposto caso de racismo sofrido pelo atacante no Fla-Flu do último dia 6.

Isso poderia retirar até três pontos do tricolor em caso de punição. No entanto, a presidente da entidade, Renata Mansur, negou o pedido e afirmou que a competição deve continuar em andamento.

O título também é importante porque o Fluminense enfrentará o Olimpia nas próximas duas quartas-feira, pela terceira fase da pré-Libertadores. Vencer agora e garantir o título significa poder escalar reservas na rodada final, que acontece antes da viagem para Assunção, no Paraguai. Ou seja, facilitaria o planejamento tricolor.

As partidas acontecem nos dias 9 e 16 de março, também às 21h30 (de Brasília). A ida será no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e a volta em Assunção, no Paraguai. Nesta partida, houve a sinalização inicial da Conmebol de que a partida fosse na terça-feira, Mas os paraguaios pediram a alteração para quarta por conta do calendário apertado já que terá jogo no domingo pela liga local, o que foi aceito.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.