22°C 38°C
Piripiri, PI
Publicidade

Secretário apresenta ao Governo de Moçambique o modelo de mediação tecnológica piauiense

O ensino à distância no país africano é desempenhado pelo Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA).

08/03/2022 às 14h55
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O trabalho desenvolvido pelo Governo do Piauí, por meio Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na área da educação à distância superou as fronteiras nacionais sendo reconhecido pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique como modelo a ser desenvolvido no país.

O encontro teve como objetivo a apresentação do Programa Canal Educação; dialogar sobre os modelos de educação à distância; e a criação de um ambiente de aprendizagem em multimídia que possa apoiar a educação e formação de professores em Moçambique.

Mediado pelos representantes do Banco Mundial, os diretores e técnicos Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA) conversaram com o secretário da Educação, Ellen Gera; a superintendente de Ensino Superior, Maria de Lourdes Lopes; a diretora da Unidade de Mediação Tecnológica, Viviane Carvalhedo; e Rejane Palácio, gerente da mediação tecnológica, na área pedagógica;

O ensino à distância no país africano é desempenhado pelo Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA), órgão que desenvolve a educação em Moçambique na pesquisa de novas metodologias de ensino não presencial, inserido no contexto nacional e internacional.

Secretário apresenta ao Governo de Moçambique o modelo de mediação tecnológica piauiense
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretario Ellen Gera apresentou a linha do tempo de implantação da mediação tecnológica no Piauí, desde 2012, além do funcionamento do Canal Educação e a sua infraestrutura, distribuídos em 922 kits nas salas de mediação tecnologia, 7 (sete) estúdios fixos e um estúdio móvel.

“Hoje, temos a presença da mediação tecnológica no Estado em todos os turnos, inclusive aos sábados e domingos, com uma ampla oferta de ensino regular, educação técnica profissional, formações e preparação para o Enem. O sistema foi montado para acontecer de forma síncrona com estúdio de transmissão, com professores de excelência e que conseguisse dialogar com estudantes em todas as salas de aula e tendo o reforço do professor mediador por mensagem ou acionando o estúdio”, informou o gestor.

Os representantes apresentaram tecnicamente o funcionamento da transmissão dos encontros pela mediação tecnológica e as formas de interação entre alunos e professores seja por mensagem, por vídeo e também por áudio.

Secretário apresenta ao Governo de Moçambique o modelo de mediação tecnológica piauiense
Foto: Reprodução/Secom Piauí

André Loureiro, Economista Sênior no Banco Mundial em Maputo, destacou o trabalho realizado no Piauí que pode ser exportado para outras nações

“O Piauí e Moçambique apresentam situações de povoamento em espaços distantes dos centros de ensino que permitem o desenvolvimento de políticas da educação a distância, superando a dificuldade da carência de disciplinas e por este lado a parceria será salutar”, declarou.

Já o corpo técnico do IEDA expos as dúvidas iniciais quanto ao funcionamento da plataforma, infraestrutura e formação pedagógica. Segundo o diretor do IEDA, Manuel Simbine, o trabalho piauiense oferece uma solução positiva para a educação.

“Temos desafios em infraestrutura, nas implementações de formação e saber como utilizar a tecnologia na orientação da aprendizagem. O nosso foco é ampliar a oferta do ensino à distância e acredito que o modelo apresentado pelo Piauí seja o desejado para a nossa expansão do ensino, com seu modelo de formação e potenciar a educação no país”, afirmou Manuel Simbine.

Além do atendimento pedagógico às escolas, o Canal Educação oferta espaços virtuais para reuniões administrativas, formações de professores da rede e preparatórios para o Enem e produção de material em parceria com a rede municipal.

A diretora Viviane Carvalhedo destacou o avanço da mediação tecnológica e o desejo de poder continuar este contato com Moçambique nas diversas frentes educacionais. “Poder dialogar e trocar experiências com outros estados e países sobre a experiência de Educação por Mediação Tecnológica do Piauí nos orgulha e aumenta a responsabilidade em buscar sempre as melhores estratégias, sejam pedagógicas ou tecnológicas para o estudante e o povo do nosso estado”, declarou.

Secretário apresenta ao Governo de Moçambique o modelo de mediação tecnológica piauiense
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Entre os representantes do governo de Moçambique estavam presentes Manuel Simbine (Director Geral); Maria Egilda Sarmento (Chefe do Departamento de Planificação e Estatística); Benicio Armindo (Chefe do Departamento das TIC); Castiano Pússua Gimo (Chefe do Departamento Pedagógico); Arlete Isaura Bento Sive ? Técnica da Direção de Planificação e Cooperação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade