22°C 38°C
Piripiri, PI
Publicidade

Iniciada avaliação diagnóstica SAEPI nas escolas municipais e estaduais

A aplicação diagnóstica está prevista para ser realizada entre os dias 28 de março a 1° de abril

28/03/2022 às 13h55
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A partir desta segunda-feira (28), os estudantes das redes públicas de ensino (municipais e estaduais) participam da aplicação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) 2022. A aplicação diagnóstica está prevista para ser realizada entre os dias 28 de março a 1° de abril.

A avaliação será realizada para os estudantes que estavam matriculados, no ano letivo de 2021, nas turmas de 2° e 5° ano do ensino Fundamental das redes municipais e para as turmas de 2° ano do ensino Fundamental da rede estadual. Ou seja, atualmente são estudantes cursando o 3° e o 6° ano do ensino Fundamental (E.F) no ano letivo de 2022.

O conteúdo abordado, bem como as competências e habilidades avaliadas, estarão em conformidade com o currículo do Piauí nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Participam da aplicação 33.350 estudantes no 2º do E.F; e 40.829 estudantes do 5º ano do E.F.

Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, explica o cronograma de aplicação das avaliações acerca da qualidade do ensino. “No período de 28 de março a 1º de abril será realizada a edição de SAEPI que tem como público-alvo o 2º e o 5º ano das redes municipais e o 2º ano da rede estadual. Essa avaliação ocorrerá nos 224 municípios e os alunos serão avaliados nas áreas de língua portuguesa e na área de matemática. Então, no decorrer desta semana, a equipe das gerências regionais, por intermédio de seus coordenadores regionais e coordenadores municipais, estão acompanhando a aplicação dessas avaliações, a qual consideramos muito relevante para o Piauí”.

Os resultados obtidos no SAEPI serão utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Piauiense nas Redes Municipais (IDEPIM), parâmetro utilizado para a aferição do desempenho educacional das escolas em cada uma das redes municipais do Estado.

O município deverá seguir a base de dados referente ao quantitativo de matrículas de alunos por escola e turma enviada pela Seduc, com base nos resultados finais do Censo Escolar INEP de 2021.

A aplicação contará com um coordenador municipal e um coordenador estadual que serão responsáveis pela coordenação, organização, supervisão e distribuição das provas para os aplicadores das avaliações do SAEPI, bem como a seleção de aplicadores e agendamento da aplicação com as escolas.

Maria José explica ainda que “além do caráter pedagógico que esta avaliação pode oferecer, com diagnóstico educacional para orientar as intervenções necessárias, foi estabelecido que os resultados das avaliações serão utilizados como instrumento para premiação de escolas (Prêmio ALFA-10 previsto na Lei n°.7.453 de 08 de janeiro de 2021) e para distribuição de recursos do ICMS (Lei n°. 7.540 de 29 de julho de 2021 e decreto n°. 20429 de 23 de dezembro de 2021)”, finaliza a diretora.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade