O participante que deseja solicitar isenção da taxa para inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já pode acessar a Página do Participante para realizar os procedimentos segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O prazo para acessar o sistema inicia nesta segunda-feira, 4 de abril, e termina às 23h59 do dia 15 de abril.
Login único – Para solicitar isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, o participante deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br)
Acesse a Página do Participante
Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, devem realizar a inscrição na Página do Participante, tendo como referência o edital específico, ainda a ser publicado pelo Inep.
Documentos exigidos:
Entre os documentos exigidos estão: cédula de identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; declaração que comprove a realização de todo o ensino Médio em escola pública ou histórico escolar do ensino Médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.
Público-alvo:
Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, os participantes que estejam cursando a última série do ensino Médio no ano de 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada no Censo Escolar.
A isenção é opcional também a quem cursou todo o ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Também pode solicitar a isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
A isenção da taxa não garante a participação no exame.