21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Museu do Piauí realiza programação especial na 20ª Semana Nacional dos Museus

A abertura será na próxima quarta-feira (18) com apresentação do Madrigal Vox Populi e exposição de Dalva Saltana, além do lançamento do projeto 'Rádio Museu – A música em sua essência', dentre outros eventos, que seguem até dia 24 de maio

16/05/2022 às 11h10
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Exposição, debate, oficina e música se juntam para dar visibilidade ao “Poder dos Museus”, tema da 20ª Semana Nacional dos Museus, que será aberta oficialmente na quarta-feira (18), no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, com apresentação do Coral Madrigal Vox Populi, às 9 horas.

O tema “O Poder dos Museus”, escolhido pelo Conselho Internacional dos Museus (Icom), evidencia a dualidade existencial dessas instituições: a potencialidade social transformadora em suas ações, bem como a capacidade em controlar, manter e impor determinados padrões.

Até o dia 10 de junho, a casa abre as portas para visitação à exposição da artista Dalva Santana, que tem como tema “Novo Amanhecer”. São 22 telas criadas entre os anos de 2017 a 2021, que retratam o estilo próprio da artista, aliando o processo criativo abraçando a liberdade na combinação de cores e movimentos. Cada quadro possui seu diferencial, no qual Dalva nos convida, por meio da sua arte, à imersão no universo marcado por relações de afeto, pela presença da dança, da música e da cultura em suas mais diversas manifestações.

“Este ano, ligado ao tema ‘O Poder dos Museus’ e como forma de dar mais visibilidade a essas instituições, o Museu do Piauí está com uma programação bastante interessante, com abertura dia 18 de maio, na qual comemoramos o Dia Internacional dos Museus. Além da apresentação do Madrigal Vox Populi e a exposição de Dalva, teremos também o lançamento do projeto ‘Rádio Museu – A música em sua essência’, dentre outros eventos, que seguem até dia 24 de maio. Então, participem, vão ao Museu do Piauí e conheçam a história e sua memória”, ressalta a coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros.

A 20ª Semana Nacional de Museus é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e no Piauí tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Confira a programação do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes:

  • 18/05 (Quarta-feira)

Dia Internacional dos Museus

9h – Abertura oficial com apresentação do Madrigal Vox Populi

9h30 – Abertura da exposição “Novo Amanhecer” – Artista: Dalva Santana

15h – Lançamento do Projeto “Rádio Museu: A Música em sua Essência” Coordenação: James Wagner (professor do Educativo do Museu do Piauí)

  • 20/05 (Sexta-feira)

Oficina – Culminância da oficina de Papietagem – “O Museu em Forma de Arte”. Mediadora: Manu Sato (Arte-Reabilitadora, Arte-educador e artista plástica Manu Sat

  • 24/05 (Terça-feira)

Imersão estética com Jacson Pollock

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.