22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Regina Sousa é homenageada no I Salão de Letras da Mulher (Salém)

O evento tem a temática da mulher na Literatura e em outras linguagens de arte

26/05/2022 às 12h20
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A governadora Regina Sousa esteve, nesta quarta-feira (25), no I Salão de Letras da Mulher (Salém) que está sendo realizado no Complexo Cultural Clube dos Diários/Theatro 4 de Setembro, no Centro de Teresina. A governadora foi uma das homenageadas no evento, juntamente com a a escritora Cristiane Sobral, a professora Maria Sueli Rodrigues e a coreógrafa e bailarina Luzia Amélia.

“O protoganismo feminino ocupando todos os espaços. Essa é uma feliz ideia para mostrar o talento das mulheres nas letras. São muitas produções que, às vezes, são invisibilizadas e nós temos que dar visibilidade. Há muitas mulheres que escrevem e produzem cultura para a sociedade e precisa ser vista. Parabéns a todos os organizadores desse evento”, disse Regina Sousa.

A governador revelou ainda que escreve alguns poemas e que pensa em publicar em breve um livro. “Quem sabe próximo ano estarei aqui como escritora”, brincou Regina Sousa.

Regina Sousa é homenageada no I Salão de Letras da Mulher (Salém)
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O evento, que teve início na terça -feira (24), segue até a sexta -feira (27) e tem como objetivo ressaltar temática da mulher na Literatura e em outras linguagens de arte e a luta de algumas mulheres e escritoras que desempenharam um importante papel para uma conscientização das restrições impostas à mulher em todos os aspectos sociais, assim como na literatura e em outras linguagens de arte.

O I Salém conta com palestras e mesas-redondas, sarau, música, dança e venda de livros. Na oportunidade, o evento faz uma homenagem também a Regina Sousa, primeira mulher governadora do Piauí. O evento é organizado pela Avant Garde Edições e produções e Núcleo de Estudos Literários Piauienses (Nelipi), do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Regina Sousa é homenageada no I Salão de Letras da Mulher (Salém)
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A escritora Dani Marques disse que um evento dessa magnitude só vem dar visibilidade à literatura feita por mulheres mostrando que há muita produção escrita e produção acadêmica feita por elas. “Nós sabemos que há uma certa resistência do mercado à produção feminina e, geralmente, quando há alguma ascensão de escritoras é do eixo Sul e Sudeste. Por isso, é tão importante um evento como esse, aqui no Piauí, no Nordeste para mostrar as nossas produções”, comentou.

Livro Francisca Trindade

Nesta quinta-feira (26), no I Salém será lançado o Ebook: “Francisca Trindade O poder e a Resistência da Mulher Negra”, livro que busca resgatar o legado histórico da líder popular para as novas gerações, uma produção coletiva realizada por nove amigas e organizado por Assunção Sousa com as participações de Lúcia Araújo, Hortênsia Mendes, Halda Silva, Lucineide Barros, Conceição Dilva e Rosângela Amorim, Francisca Maria do Nascimento Sousa e Sonia Terra.

“Somos um grupo de nove amigas que há muito tempo vinha com esse desejo de falar mais de Francisca Trindade, uma mulher que ousou desafiar essa sociedade machista, racista, sexista, elitista e se colocou em uma projeção de organização dos movimentos sociais. Vinda da Igreja Catolica, dos movimentos por moradia até chegar à politica partidária sendo vereadora, deputada estadual, deputada federal eleita com maior número de votos à época. O Livro entrelaça afetos da nossa amizade à nossa caminhada na luta”, disse Sonia Terra.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade