23°C 28°C
Piripiri, PI
Publicidade

Estudantes de escolas públicas se preparam para o Enem dentro do Salão do Livro do Piauí

A Seduc também está entregando 5.000 cheques livro

07/06/2022 às 18h10
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante toda essa semana, alunos da rede estadual de Educação estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de forma diferente. Com o projeto Imersão do Enem no Salão do Livro do Piauí (Salipi), estudantes estão tendo a oportunidade de transcender as paredes da sala de aula e viajar por um mundo de cultura e educação que a literatura proporciona, enquanto preparam-se para o exame.

Estudantes de escolas públicas se preparam para o Enem dentro do Salão do Livro do Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Maria Eduarda Oliveira de Macedo é aluna do CETI Rama Boa. A estudante saiu da cidade de Altos, nesta segunda-feira, 6 de junho, para acompanhar a 20ª edição do Salão.

Estudantes de escolas públicas se preparam para o Enem dentro do Salão do Livro do Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Vim acompanhar os seis dias de imersão do Enem aqui no Salipi. O intuito do projeto é levar mais educação até o pessoal da escola estadual, da escola pública. É um projeto muito bom, até o momento a gente está assistindo as aulas, já entraram dois professores de Física. Durante os próximos dias, teremos mais aulas de outras matérias com mais professores. São grandes revisões dentro do Salipi e vão passar por todas as áreas de ensino”, relata.

Joana Dark também veio direto de Altos acompanhar o projeto de imersão do Enem no Salipe. “Está sendo uma ótima oportunidade pra nós alunos de rede pública. Então a gente está conseguindo ter aulas de disciplinas com professores preparados. Está sendo uma ótima oportunidade de revisar assuntos importantes e complementar os conteúdos. Nós passamos por uma seleção na escola, que nos disponibilizou um ônibus e a gente vai poder vir todos os dias. É uma ótima oportunidade de aprimorar o nosso conhecimento”, revela.

A diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria José Neta, afirma que as aulas fazem da ação Imersão Enem no Salipi 2022, uma parceria entre o órgão e a Fundação Quixote. “Cerca de 50 estudantes das quatro gerências regionais de Teresina acompanharão a programação presencial do Salipi, levados em caravana pelas escolas. Outros 50 estudantes também se deslocarão de municípios da 18ª GRE, como Altos e União”, destaca.

A Seduc também está entregando 5.000 cheques livro aos alunos da rede estadual. Com um investimento total de cerca de 100 mil reais, cada cheque livro tem o valor de R$ 20,00, devendo ser utilizados pelos estudantes para aquisição de livros durante o Salipi.

Em sua 20ª edição, o Salão do Livro do Piauí é consagrado como o maior evento literário do Estado, movimenta salas de bate-papo literário, palestras com exposições, música, dança, apresentações teatrais e comercialização de livros no espaço Rosa dos ventos na Universidade Federal do Piauí.

O presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, esclarece que o Salipi tira o aluno da sala de aula, mas ele não fica sem assistir aula.

Estudantes de escolas públicas se preparam para o Enem dentro do Salão do Livro do Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“O Salipi preparou uma equipe gabaritada de grandes professores que atuam nas redes tanto privada quanto na rede pública para que ao chegarem no evento esses alunos tenham também uma preparação voltada para o Enem. Passamos dois anos, por conta da pandemia, afastados da sala de aula, então essa imersão é uma imensa sala de aula em que esses professores preparam conteúdos para que eles possam ir se preparando para essa prova que está se avizinhando. E esse é um projeto em parceria com a Seduc e ele promove essa inserção do aluno nesse espaço do auditório do Cine Teatro da UFPI. E além disso, ele pode ainda participar de outras atividades paralelas. Vamos ter curso de escrita criativa, de leitura veloz, uma preparação para que esse aluno chegue apto a fazer uma prova de excelência no dia do Enem”, finaliza o presidente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.