Palestras, oficinas, projetos educativos e concursos estão entre as ações a serem implementadas nas escolas da rede pública estadual durante a execução do Programa de Educação Fiscal do Piauí. Nesta quinta-feira (09), o Grupo de Trabalho (GT) do programa apresentou o plano de ação para os gestores das escolas.
O 1º Encontro de Gestores das Escolas Estaduais de Teresina foi realizado no auditório Francisca Trindade, da Escola Fazendária, e contou com representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Participaram do encontro, os gerentes e coordenadores de ensino das quatro Gerências Regionais de Educação sediadas em Teresina e os diretores e coordenadores pedagógicos. Como projeto piloto a ser aplicado nas escolas que ofertam a educação de tempo integral em Teresina, no evento os gestores das escolas discutiram o tema: “A importância da Escola na Educação Fiscal e Cidadania em Tempo Integral”.
Em sua fala inicial, o superintendente de Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto Pereira, destacou a importância de trabalhar o tema de interesse público no processo de formação cidadã, papel exercido pela escola.
“A Educação Fiscal faz parte dos temas transversais que são trabalhados pelas escolas dentro da matriz do currículo novo, que impõe uma integração curricular com diversos temas, como instrução no trânsito ou cuidados da natureza, por exemplo. Portanto, a iniciativa da educação fiscal é importante para a questão do desenvolvimento da cidadania e, principalmente, dos jovens para fiscalizarem a boa aplicação do recurso público, bem como entender o significado de cada um dos impostos, onde esses recursos são utilizados e a partir de tais instruções podermos ser vigilantes para uma boa prestação de serviços públicos”, detalhou.
Estão contempladas no Programa de Educação Fiscal 32 escolas, sendo sete escolas de ensino fundamental, 21 escolas de ensino médio e quatro escolas de ensino fundamental e médio.
A coordenadora do GT da Educação Fiscal pela Sefaz, Maria Alcionea de Castro, apresentou o plano de trabalho previsto no Programa Nacional de Educação Fiscal para o ano de 2022 com as escolas.
“Entre as principais ações estão os ciclos de palestras a serem iniciados na próxima semana, com visitas aos centros de tempo integral para um encontro com os alunos visando disseminar o Programa de Educação Fiscal para todos os alunos. Está programado, também, um concurso de redação com o tema da Educação Fiscal para o ensino Médio com premiações para a escola, para o aluno e para o professor”, explicou a coordenadora.
Posterior às palestras, os estudantes irão participar de concursos voltados aos projetos desenvolvidos nas oficinas. Nesta fase, o Programa de Educação Fiscal será aberto para todas as escolas da rede estadual de educação.