22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Seduc entrega material didático do Programa Alfabetização na Idade Certa

Os livros devem ser fornecidos a 80 mil estudantes das redes municipais e estadual de ensino.

15/06/2022 às 12h00
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação Estadual do Programa Alfabetização na Idade Certa (PPaic), entregou, nesta quarta-feira (15), material didático complementar a escolas de Teresina. O evento simboliza o repasse às escolas estaduais que atendem a esse público nos 224 municípios e ocorreu na Unidade Escolar Sinval de Castro, na zona norte da capital. O objetivo é assegurar a alfabetização de crianças na idade certa, até os sete anos de idade, endereçando as principais lacunas de aprendizagem do estado.

Seduc entrega material didático do Programa Alfabetização na Idade Certa
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Gabriela Oliveira, coordenadora estadual do programa, observa que material didático é uma ferramenta de apoio  para os componentes de língua portuguesa e matemática, voltado ao fortalecimento da aprendizagem na alfabetização e no letramento de crianças.

“Esse material foi construído em parceria com a Associação Nova Escola, por professores do nosso Piauí, atendendo às necessidades das nossas crianças a partir dos resultados de avaliações aplicadas ainda em 2021. É uma ação muito importante do programa em regime de colaboração com os municípios e estamos também atendendo as escolas da rede estadual que têm o público do ciclo de alfabetização. É um material para reforçar as aprendizagens, visto que também a gente vem de um período de pandemia. Então é muito importante que esse material chegue na sala de aula para que esses alunos possam, além do que já é estudado do currículo, reforçar aquelas habilidades que não foram desenvolvidas durante esse período”, revela a coordenadora.

Seduc entrega material didático do Programa Alfabetização na Idade Certa
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com base no Censo Escolar, estima-se que o material seja fornecido a 41.090 alunos do 1º ano do ensino fundamental, 39.490 alunos do 2º ano do ensino fundamental, 3.054 professores do 1º ano do ensino fundamental e 3.111 professores do 2º ano do ensino fundamental. O investimento foi de 760 mil reais.

Os quatro livros que compõem o material são resultados de uma conjugação de esforços e apoio mútuo entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Associação Nova Escola. Além da formação para uso do material didático complementar contemplada na proposta de parceria, a formação continuada de professores alfabetizadores também garantirá os espaços formativos necessários  para que o material seja adequadamente utilizado em sala de aula.

O diretor das Gerências Regionais de Educação (GREs), Tarcísio Pires, afirma que o Governo do Estado pensa em ações que possam agregar valores do ponto de vista de capacitar e preparar as crianças para que elas possam ter o conhecimento na idade certa. “Nenhuma criança deve passar despercebida. Ou seja, a tônica maior é não deixar nenhum para trás. Ninguém solta a mão de ninguém! Essa iniciativa é eminentemente voltada para o pedagógico, para ações concretas de oferecer uma educação de qualidade”, revela o gestor.

A professora Socorro Quirino, do 1º ano, destaca a contribuição do material para a alfabetização de crianças na idade certa. “Vai contribuir muito porque é um livro que, com certeza, vem preparado de acordo com o currículo do Piauí. Inclusive eu estou fazendo o curso juntamente com professores do município e é um livro que vem mais preparado, mais organizado, de acordo com o currículo e a gente vai ter uma possibilidade de alfabetizar muito melhor nossas crianças”, finaliza a docente.

Seduc entrega material didático do Programa Alfabetização na Idade Certa
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O evento também contou com a participação das coordenadoras regionais do PPaic de Teresina, Fundação Bem Comum, funcionários da Unidade Escolar Sinval de Castro e gerente regional da 4ª GRE.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade