21°C 32°C
Piripiri, PI
Publicidade

Piauí se destaca em pesquisa, pela segunda vez, como o estado com maior escolarização do Nordeste

Os dados são do Mapa do Ensino Superior, produzido pelo Instituto Semesp, e é reflexo dos investimentos para garantir a educação Básica e acesso ao ensino Superior

30/06/2022 às 12h50
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Estou finalizando o curso e junto com meu marido, que, também, é aluno da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), do curso de Administração, abrimos uma franquia de bicicletas elétricas”, disse a futura administradora, Adriana Lopes Ribeiro, de 36 anos, que integra o grupo de piauienses que aproveitam a oferta de vagas em universidades públicas em todo o Estado. Como Adriana, milhares de cidadãos estão sendo incentivados a continuarem suas trilhas da educação e, além disso, empreender para gerar renda e desenvolvimento em suas próprias cidades.

 


Mesmo com a pandemia, que afetou diretamente a educação de todo o país, o Piauí se mantém com a maior taxa de escolarização líquida do Nordeste com 18,7%, ficando acima da média nacional de 17,8%. Os dados são do Mapa do Ensino Superior, produzido pelo Instituto Semesp, e é reflexo dos investimentos para garantir a educação Básica e acesso ao ensino Superior, com a Universidade Aberta do Piauí (Uapi), por exemplo.

A Adriana, aluna do polo Uapi de Nova Santa Rita, distante 420 km da capital, é um exemplo da importância de descentralização do Ensino Superior. Ela, que já tem formação em Serviço Social, viu na Uapi uma oportunidade de expandir seus conhecimentos e enxergou, junto com seu marido, Odilon de Araújo Coelho, de 33 anos, a oportunidade de empreender na cidade vizinha a sua. “Esse curso sempre foi o meu sonho e ele me ajudou muito a ter uma outra visão. Eu e meu marido resolvemos empreender e abrimos essa franquia na cidade de São João do Piauí e estamos muito felizes”, disse.

Piauí se destaca em pesquisa, pela segunda vez, como o estado com maior escolarização do Nordeste
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com os constantes investimentos, o Piauí tem se destacado na universalização do Ensino Superior, ou seja, na oferta de vagas em universidades públicas nos 224 municípios. “Essa presença da Universidade em todo o Estado é fruto de uma articulação entre as instituições e a Secretaria Estadual da Educação. Temos a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta cursos e vagas, mas que precisa da infraestrutura em cada município presente, e as escolas do Estado são esses locais”, explica Lourdes Lopes, superintendente de Ensino Superior da Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

Além da UAB, o Piauí, ainda, expandiu a oferta universitária por meio da Uapi com cobertura em 183 municípios. De acordo com os dados da pesquisa da Semesp, o curso de Administração em EAD é o segundo mais procurado no Estado e é justamente esse o curso ofertado pela Uapi. Com foco no empreendedorismo, a graduação oportuniza aos piauienses a cursarem na sua própria cidade sem precisar se deslocarem até a capital para continuarem suas trilhas da educação.

“O estudante matriculado faz a graduação já com um pensamento empreendedor e durante o curso, ele tem acesso aos conteúdos que possam dar um norte quanto ao que ele deseja fazer para ter sua própria renda. Isso se reflete em um item importante proposto pelo Governo do Piauí que é o desenvolvimento social e, consequentemente, as potencialidades que cada cidade ou região possa ter”, disse Ellen Gera, secretário da Educação do Piauí.

Parceria Governo do Piauí e Sebrar no projeto “Meu Primeiro Negócio”

Lançado no último dia 28 de junho, pela governadora do Piauí, Regina Sousa, o projeto “Meu Primeiro Negócio” tem o objetivo de contribuir com os jovens piauienses, de 18 a 29 anos, que estejam cursando o último período da graduação/curso ou formados, a menos de cinco anos, ambos do ensino Superior e/ou cursos da Educação Profissional Técnica de nível Médio e sonham abrir a primeira empresa.

Os projetos compreendem as atividades econômicas de serviços, comércio e indústrias, e terão direito a linha de crédito especial, enquanto MEI, Micro e Pequena Empresa, de até R$ 21 mil, através do Fundo Especial de Produção. As 100 iniciativas que serão selecionadas terão o suporte e orientação do Governo do Piauí, com o Piauí Fomento, e Sebrae por meio do “Meu Primeiro Negócio”. O Sebrae/PI garantirá ainda 20 horas de consultoria financeira a cada um dos 100 empreendedores contemplados com o crédito.

As inscrições podem ser feitas acessando o link: https://portal.pi.gov.br/fomento/inscricao/

OBS :: Para que sua inscrição seja realizada, antes será necessário fazer o curso on-line “Empreendedor de Sucesso”, com carga horária de 2h de duração, que pode ser acessado através do link no portal do Sebrae:https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/empreendedor-de-sucesso,868ed4cc32926710VgnVCM1000004c00210aRCRD

Os interessados poderão entrar em contato através dos seguintes canais de atendimento:

a) E-mail: atendimento@fomento.pi.gov.br,
b) Telefones: (86) 3216- 6277 e (86) 3221-8177
c) Presencialmente de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h, na Rua Eliseu Martins, n/º 1240, Centro, Teresina-PI.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.