A governadora Regina Sousa participou, nesta quinta-feira (03), da solenidade de abertura do Projeto Professor Cineas – Oficina de Gramática Aplicada para Professores das Redes Estadual e Municipal de Ensino, promovido pelo Programa de Mediação Tecnológica – Canal Educação, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento foi realizado na sede do Canal Educação.
O projeto de formação continuada denominado: A Gramática a Serviço da Língua, de autoria do professor Cineas Santos, consiste na oferta de oficinas de Língua Portuguesa para os professores das séries iniciais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das redes públicas municipal e estadual do Piauí.
“É um projeto muito bonito. Todos conhecem o professor Cineas, que tem um jeito de ensinar fantástico, com um método diferenciado. E esse projeto vai permitir trabalhar com os professores formas de ensinar a Língua Portuguesa, tanto do estado, mas do município também, daqueles que cuidam do ensino infantil”, afirmou Regina Sousa.
As oficinas terão enfoque no estudo da gramática normativa da Língua Portuguesa de forma prática e objetiva, atrelando as regras gramaticais ao uso social da língua, visando à capacitação dos docentes para melhorar o desempenho dos estudantes.
O secretário da Seduc, Ellen Gera, ressaltou que o Governo do Estado, por meio da secretaria, vem investindo continuamente em capacitações para os professores com o principal objetivo de melhorar a aprendizagem dos estudantes.
“A rede estadual de educação tem investido muito na formação dos professores. Durante a pandemia, levamos essa formação, não só para os professores da rede estadual, mas também para as redes municipais. E, agora, estamos avançando, indo ao encontro do professor por mediação tecnológica e de forma presencial, com o professor Cineas Santos, vamos reforçar o aprendizado da linguagem, mais especificamente na gramática, que é fundamental para entendermos bem todo o conteúdo do nosso currículo. Então, o objetivo aqui é que possamos fazer um processo formativo, por meio de oficinas, com todos juntos trabalhando para que a gente possa ter um professor cada vez mais qualificado em sala de aula e quem ganha são nossos estudantes”, disse o gestor.
De acordo com o professor Cineas Santos, o projeto percorrerá todo o Piauí trabalhando junto com os professores. “O que vou procurar fazer é mostrar ao professor que é preciso dar o mínimo de racionalidade à gramática para que o aluno não fique pensando como irá utilizar aquele conteúdo no seu dia a dia, como irá tirar proveito daquilo. Se conseguirmos fazer com que o aluno comece a questionar, a discutir alguma coisa sobre a gramática normativa, teremos cumprido nosso objetivo”, comentou.