21°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Comunidades tradicionais realizam I Festival de Batuques de Quilombos do Piauí

O evento tem como tema “Batuques: Vozes Ancestrais” e acontece nos dias 11 e 12 de novembro.

10/11/2022 às 12h55
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O I Festival de Batuques de Quilombos do Piauí será realizado, nos dias 11 e 12 de novembro, na Comunidade Quilombola Salinas, em Campinas do Piauí. A programação do evento, que tem como tema: “Batuques: Vozes Ancestrais”, conta com oficinas de canto, dança e percussão, além de rodas de diálogos entre os grupos participantes para troca de saberes e fazeres culturais vividos pelos batuqueiros em cada comunidade.

Com o objetivo de difundir os valores das manifestações culturais existentes nas diversas comunidades quilombolas piauienses, o festival também busca promover um encontro com grupos de batuques dos quilombos Mimbó (Amarante), Curral Velho (São João do Piauí), Salinas (Campinas do Piauí), Custaneira (Paquetá do Piauí) e Brejão (Redenção do Gurgueia). O evento marca ainda a realização do I Encontro da Juventude Quilombola.

O I Festival de Batuques de Quilombos do Piauí tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) e patrocínio da Equatorial Piauí. “Nosso Piauí é rico culturalmente e é muito importante para nós, fazedores e fazedoras de cultura, contar com investimentos do poder público e da iniciativa privada para que possamos, cada vez mais, fortalecer os nossos saberes e fazeres culturais”, afirma Marcos Vinícius Ferreira, coordenador do festival.

“Apoiar eventos como esse é dar a visibilidade merecida, no âmbito cultural, que essas comunidades quilombolas precisam. Desde suas raízes, são ricas em diversas manifestações culturais, que continuam resistindo através de seus representantes, e a forma de resistência mais eficaz é mostrar a todos a riqueza cultural que elas possuem”, diz o secretário estadual da Cultura, Carlos Anchieta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade