22°C 29°C
Piripiri, PI
Publicidade

Sesapi elabora plano de ação para fortalecimento de serviços de prevenção de HIV/IST

No Piauí, no ano de 2021, foram notificados 798 casos de AIDS em idades que vão de 10 a 79 anos, sendo 616 casos em pessoas do sexo masculino e 182 no sexo feminino

11/11/2022 às 09h10
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), junto com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), está elaborando um projeto de fortalecimento das capacidades de prevenção combinada e cuidado contínuo em HIV/IST, que será aplicado em 2023. Durante esta semana, equipes dos três entes visitarão centros voltados ao atendimento destas doenças com intuito de fazer um diagnóstico situacional da rede de atenção e um panorama epidemiológico.

A coordenadora de IST da Sesapi, Karina Amorim, explica sobre as atividades que serão realizadas no decorrer dos próximos dias e as estratégias que se pretende elaborar para a prevenção dessas doenças. “Durante esta semana, as equipes visitarão os Centros de Testagem e Acolhimento, teremos reuniões com movimentos sociais e todos os atores que trabalham com estas ações. Vamos também ao interior do Estado, nas cidades de Piripiri e Parnaíba, para um diagnóstico situacional da rede de atenção e um panorama epidemiológico, a fim de elaborar as ações para o para fortalecimento de serviços de prevenção de HIV/IST”, disse.

De acordo com a coordenadora técnica de IST do Ministério da Saúde, Graciele Araújo, o plano de ação será embasado em três eixos. “Vamos trabalhar no fortalecimento dos serviços de prevenção continuada na rede, eliminação da transmissão vertical e fortalecimento de ações de base comunitária junto à sociedade civil”, explica.

No Piauí, no ano de 2021, foram notificados 798 casos de AIDS em idades que vão de 10 a 79 anos, sendo 616 casos em pessoas do sexo masculino e 182 no sexo feminino. Durante a reunião, que aconteceu na Sesapi, o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, sugeriu que equipes de saúde mental também sejam inclusas nas ações direcionadas à prevenção de HIV/IST.

“Sabemos da necessidade de cuidar da saúde mental de toda a população e dessa parcela, que muitas vezes é mais vulnerável, o acesso a esses serviços de saúde precisa ser ampliado. Devemos também buscar eliminar as barreiras de enfrentamento que são impostas para algumas populações e potencializar as ações de prevenção”, destaca o superintendente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.