22°C 31°C
Piripiri, PI
Publicidade

Sesapi aprova realização de mais 3 mil cirurgias de catarata nos mutirões de 2022

A Sesapi pretende realizar 27 mil 101 procedimentos cirúrgicos durante o Mutirão de Catarata 2023.

16/11/2022 às 18h00
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, participou na tarde desta quarta-feira (16) de reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), onde foi aprovado o incremento de três mil cirurgias de catarata no Projeto “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – Oftalmologia, 2022” (Mutirões de Catarata). A meta inicial era realizar 12 mil procedimentos até o final de 2022. Com o incremento da CIB o número de cirurgias sobe para 15 mil.

Sesapi aprova realização de mais 3 mil cirurgias de catarata nos mutirões de 2022
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Além do aumento no número de procedimentos de 2022, a CIB também aprovou as metas do Projeto para o ano de 2023. A Sesapi pretende realizar 27 mil 101 procedimentos cirúrgicos durante o Mutirão de Catarata 2023, sendo 11 mil vagas destinadas à cirurgia do primeiro olho e 16 mil e 101 vagas para procedimentos do segundo olho. Em 2021, foram realizados 9.600 procedimentos; em 2022 serão 15 mil e 2023, o número sobe para 27 mil e 101 cirurgias.

Dentro do projeto de Mutirão de Catarata, a CIB também aprovou orçamento para realização de oito mil cirurgias de pterígio, cirurgias de glaucoma e distribuição de colírios. De acordo com o secretário de saúde, Neris Júnior, o Governo do Estado quer ampliar ainda mais o leque de cuidados com a saúde dos olhos dos piauienses. “Além das cirurgias de catarata, vamos realizar também as de pterígio e glaucoma para proporcionar mais qualidade de vida à população, principalmente a da terceira idade que está na fila de espera pelos procedimentos”, afirma.

O Projeto “Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos – Oftalmologia, 2022” (Mutirões de Catarata) já passou por quase todos os territórios piauienses, beneficiando os moradores que precisam de cirurgias de catarata. Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos, os pacientes precisam procurar a Secretaria Municipal da Saúde de sua cidade onde são avaliados e encaminhados para a etapa de triagem para saber a necessidade ou não de cirurgia.

Sesapi aprova realização de mais 3 mil cirurgias de catarata nos mutirões de 2022
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Em 2023, os mutirões vão contemplar as cirurgias de Pterígio e Glaucoma, que são problemas da visão diferentes da Catarata. O Pterígio é o crescimento de uma membrana vascularizada sobre a conjuntiva que é responsável por proteger o globo ocular. Esta membrana cresce em direção à córnea e forma um triângulo. Já o Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Publicidade