23°C 28°C
Piripiri, PI
Publicidade

Sesapi realiza capacitação de profissionais para utilizarem o sistema E-SUS SINAN

O objetivo é capacitar os profissionais para que utilizem de forma correta o sistema.

18/11/2022 às 18h25
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria Estadual de Saúde através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) está percorrendo os municípios do Piauí para capacitação dos profissionais de saúde sobre como utilizar o sistema E-SUS SINAN.

A capacitação está sendo realizada pelos técnicos responsáveis pelo o sistema SINAN no estado, Márcia Araújo, interlocutora do SINAN e José Gabriel, suporte do sistema de informações, além das técnicas de Vigilância Epidemiológica, Laianna Tores e Hilda Fontes.

O objetivo é capacitar os profissionais para que utilizem de forma correta o sistema. O E-SUS/Sinan foi elaborado com o objetivo de criar e disponibilizar um sistema on-line, responsivo com configuração de resolução para plataformas mobile, tablet e desktop, para que os profissionais de saúde possam registrar em tempo real as notificações individuais e coletivas, das doenças e agravos de notificação compulsória, em nível estadual e municipal, assim como comunicar a ausência de casos (notificações negativas). Daí a necessidade de capacitar técnicos das Vigilâncias Epidemiológica dos municípios e núcleos de epidemiologia.

Sesapi realiza capacitação de profissionais para utilizarem o sistema E-SUS SINAN
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Entre os temas abordados durante a capacitação, estão a Estrutura da Vigilância Epidemiológica e Vigilância do Sarampo e Pólio, além do próprio sistema E-SUS, que veio substituir o formulário de notificação da monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. Daí a necessidade de capacitar todos os profissionais de saúde.

Participaram da capacitação os técnicos responsáveis pelo sistema de informação e os técnicos responsáveis pela vigilância epidemiologia dos municípios e dos núcleos hospitalares da Rede Estadual dos Territórios entre Rios, Serra da Capivara, Vale do Rio Piauí e Itaueira e Chapada das Mangabeiras. Esses técnicos serão multiplicadores nos municípios. Na próxima semana será realizada capacitação nos territórios do Vale do Canindé e Vale do Sambito.

Sesapi realiza capacitação de profissionais para utilizarem o sistema E-SUS SINAN
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.