21°C 33°C
Piripiri, PI
Publicidade

HILP é certificado pela experiência exitosa com implantação de QR CODE

Ferramenta é utilizada para notificação de incidentes e eventos adversos.

28/11/2022 às 18h00
Por: admin Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), está realizando nos dias 28 e 29 de novembro o II Workshop de Experiências Exitosas dos Hospitais da Rede Pública Estadual, com o objetivo de promover trocas de experiências de sucesso na área da gestão hospitalar; e fomentar práticas educativas em espaços coletivos de trabalho, fortalecendo equipes multiprofissionais com metodologias ativas e críticas.

Um dos trabalhos de destaque é a implantação de QR CODE como ferramenta para notificação de incidentes e eventos adversos no Hospital Infantil Lucídio Portella. “Para a construção desse trabalho foi utilizado o banco de dados do sistema QR Code do hospital e os conceitos nacionais que determinam a nomenclatura e atribuições da segurança do paciente”, informa o diretor do HILP, Dr. Ribamar Bandeira.

HILP é certificado pela experiência exitosa com implantação de QR CODE
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente HILP, enfermeira Pedrina Nascimento, explica que a experiência nasceu da necessidade de aumento da adesão nas notificações, para inovação, redução de desperdícios de tempo, gastos com papel e otimização nos processos de trabalho.

“O sistema foi criado via internet e apresentado aos colaboradores durante ação educativa. Esse novo processo passou a ser a alternativa mais prática em relação às notificações que antes eram manuais e depositadas em urnas. Como resultado, tivemos um aumento de mais de 30% na realização de notificações pelos colaboradores, e mais de 90% delas foram realizadas via QR Code”, fala Pedrina.

HILP é certificado pela experiência exitosa com implantação de QR CODE
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A implantação do QR CODE também promoveu maior adesão das equipes médica, de enfermagem, da gestora e técnica do Hospital Infantil. “Garantimos 100% do anonimato para aqueles que desejam não se identificar nas notificações, pois não há a possibilidade de conhecimento do colaborador pela sua escrita”, assegura a coordenadora.

Com base na análise dos dados e na vivência da gestão das atividades do Gerenciamento de Riscos, observa-se um aumento na adesão das notificações por parte dos colaboradores e uma otimização do trabalho, fortalecendo ainda mais a cultura de segurança.

Durante o evento, a Sesapi também certificou os diretores dos hospitais por sua atuação durante a pandemia da Covid-19. “Este momento é muito importante, pois além dessa troca de experiência, também estamos reconhecendo o trabalho dos gestores hospitalares, que foram imprescindíveis para salvar muitas vidas durante a pandemi”, relata o secretário de Saúde, Neris Júnior.

HILP é certificado pela experiência exitosa com implantação de QR CODE
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.